A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria avanços das obras da Policlínica e Hospital Dia no Complexo Hospitalar Sul

Durante a visita, o governador ressaltou que a construção representa um passo decisivo na modernização da rede estadual de saúde.

Por Jonas Souza

17/11/2025 às 13:24

Notícias do Amazonas  – O governador Wilson Lima vistoriou, nesta segunda-feira (17/11), o andamento das obras da nova Policlínica e do Hospital Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus. As unidades, que já alcançaram 70% de execução, vão ampliar o atendimento oferecido pelo Hospital 28 de Agosto, com foco em procedimentos de curta permanência e no acompanhamento pós-alta.

Leia mais: Flávio Antony oficializa saída da disputa pela vaga de desembargador do TJAM e apaga campanha das redes sociais

PUBLICIDADE

Durante a visita, o governador ressaltou que a construção representa um passo decisivo na modernização da rede estadual de saúde. Segundo ele, a nova estrutura vai organizar o fluxo assistencial e garantir mais conforto e segurança aos usuários.

“Os pacientes que forem atendidos e fizerem procedimentos no 28 de Agosto e precisarem retornar, seja para tirar um gesso, fazer um curativo ou pegar medicação, já virão para essa unidade. E aqueles que necessitarem de um procedimento que demande quatro, cinco horas de recuperação também virão para cá”, afirmou Wilson Lima, acompanhado do vereador Allan Campelo.

Com 300 metros quadrados, a Policlínica e o Hospital Dia terão consultórios multiprofissionais, sala de Raio-X, área de observação, postos de atendimento e espaços de apoio. A previsão é que a unidade tenha capacidade para 80 atendimentos por dia, com acessibilidade plena.

Além das obras civis, o governador acompanhou a chegada de 149 novos equipamentos, parte do investimento de R$ 55,6 milhões destinados à modernização do CHS. Entre os itens, estão ventiladores pulmonares, incubadoras, aspiradores cirúrgicos, monitores, cardioversores e marcapassos externos. Em outubro, outro lote com 231 equipamentos havia sido entregue, totalizando 380 itens incorporados ao parque tecnológico em dois meses.

Wilson Lima destacou ainda a digitalização dos processos hospitalares, já em andamento no HPS 28 de Agosto, que aboliu o uso de prontuários físicos. O sistema eletrônico permite rastreabilidade, precisão e maior segurança.

PUBLICIDADE

“Agora o profissional vai com o BIP para conferir na pulseira do paciente qual medicamento vai tomar, qual a quantidade e o horário. Isso dá eficiência e segurança para o profissional e para o paciente”, afirmou.

A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou que a nova estrutura dará continuidade organizada ao tratamento dos pacientes, sem sobrecarregar as áreas internas do hospital.

Outros investimentos em andamento

A modernização do 4º andar do HPS 28 de Agosto, com 90% de execução, integra o pacote de obras. O espaço segue o padrão do 5º andar recém-inaugurado, com renovação completa de leitos, áreas de apoio e redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais.

O Governo do Amazonas também executa melhorias no fluxo externo do Complexo Sul, incluindo estacionamento, circulação de ambulâncias, iluminação, revitalização de calçadas e áreas de acesso. O projeto contempla ainda subestação elétrica, geradores, readequações estruturais e aprimoramento do setor de diagnóstico por imagem.

Com os investimentos, o Complexo Hospitalar Sul passa por a maior transformação de sua história, com renovação tecnológica, modernização das áreas de internação, expansão física e reestruturação completa do fluxo assistencial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Parque Gigantes da Floresta fecha temporariamente para manutenção em Manaus

Espaço de lazer localizado no bairro Novo Aleixo passará por serviços preventivos e corretivos para garantir mais segurança aos visitantes.

há 12 minutos

Política

Prefeito de Itacoatiara vai gastar R$ 19,5 milhões com empresa que já foi alvo de investigação no TCE-AM

Extratos da contratção foram divulgados no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.

há 26 minutos

Manaus

Auditoria contradiz Corregedoria em caso de demissão em massa no 6º Cartório de Imóveis de Manaus

Relatórios apontam alterações em documentos, incompatibilidade cronológica em registros e desligamento coletivo de funcionários menos de 24 horas após denúncia formal à Corregedoria.

há 32 minutos

Polícia

Justiça condena homem que atirou na cabeça de motorista após discussão no trânsito em Manaus

Crime ocorreu no bairro Dom Pedro e deixou a vítima com sequelas irreversíveis após um disparo na cabeça.

há 39 minutos

Polícia

Homem condenado por falsa identidade é preso após investigação de furto em Manaus

Suspeito foi identificado durante investigação de furto em um posto de combustíveis no bairro Cidade de Deus.

há 1 hora