Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Amazonas conquistou o Selo de Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ao cumprir 96,69% dos requisitos. Dessa forma, ocupando o 5º lugar no ranking nacional em relação a outros governos de estados e o 3º lugar na região Norte. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, (13/11), em Foz do Iguaçu (PR).
Entre as diversas pontuações destacam-se Ciclo 2022 (89,59 pts), aonde obteve o Selo Ouro, o Ciclo 2023 (95,92 pts) alcançando pela primeira vez o Selo Diamante e Ciclo 2024 (96,69 pts), também com o Selo Diamante. Em relação aos Poderes Executivos no Amazonas, incluindo o Estado e as 62 prefeituras, o Governo do Amazonas foi o único a obter o Selo Diamante.
PUBLICIDADE
Um dos principais destaques para conquistar a classificação Diamante é o cumprimento integral de 100% dos requisitos essenciais e de 95% dos requisitos obrigatórios e recomendados. Isso significa que o Governo do Amazonas cumpre todos os critérios referentes a informações da execução orçamentária e financeira para receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito, de acordo com os arts. 48 e 48-A c/c o art. 51 da Lei Complementar n. 101/2000 e, ainda, atende quase que a totalidade dos critérios obrigatórios e recomendados estando em processo de adequação para o cumprimento completo da avaliação.
Segundo o governador Wilson Lima, o Governo do Amazonas vem trabalhando de forma incessante para tornar o Estado mais transparente. “Desde o início da nossa gestão, em 2019, uma das prioridades foi a implementação de mecanismos que tornassem a gestão pública do estado do Amazonas mais transparente e que essa transparência fosse acessível à sociedade. Então, esse resultado positivo, pelo segundo ano seguido, chancela todos os nossos esforços empreendidos no aprimoramento dos nossos mecanismos de transparência”, destacou o governador.
O objetivo do PNTP é promover a transparência, o acesso à informação e a prestação de contas no setor público baseado nas regras de transparência estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação, Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 por meio dos dados disponibilizados nos Portais de Transparência.
PUBLICIDADE
O controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, ressaltou o comprometimento do Poder Executivo Estadual com a Transparência Pública. “Essa conquista revela o compromisso do governo com a transparência pública e o engajamento da CGE na coordenação da política de transparência no Estado junto às Unidades Gestoras”, disse.
Jeibson agradeceu o apoio do governador Wilson Lima para que a CGE possa executar os trabalhos com maestria e aos gestores das pastas. “Agradeço ao governador, Wilson Lima pelo apoio que tem nos dado e quero destacar também, o importante papel dos gestores do Estado nesse processo e a todos os servidores envolvidos.”, finalizou o controlador.
PUBLICIDADE
Para o subcontrolador-geral, Albefredo Junior, a conquista do Selo Diamante é um motivo de comemoração, pois fortalece a confiança no Poder Executivo. “Nosso compromisso é garantir que a população tenha pleno acesso às informações, fortalecendo a transparência pública e permitindo controle e fiscalização social. Por isso estamos muito felizes”, comemorou.
Sobre o programa
PUBLICIDADE
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).