O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Governo do Estado vai incorporar perda residual dos servidores da educação na data-base 2019

Nova contraproposta será apresentada às entidades nesta sexta-feira (03).

Por Hugo Guimarães

03/05/2019 às 08:25

Da Redação

O Governo do Amazonas vai incorporar a perda residual dos servidores da educação no pagamento da data-base de 2019. Com a incorporação do percentual de perdas referente ao período de 2015 a 2018, que não foi calculado na negociação passada, a reposição salarial dos profissionais será de 4,74%, segundo o secretário de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio. O aumento na reposição salarial é fruto da análise dos estudos apresentados pelo Sindicato do Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam) e da Associação de Professores e Pedagogos das Escolas Públicas do Ensino Básico de Manaus (Asprom-Sindical).

A contraposta será apresentada oficialmente nesta sexta-feira (03/05) pelo Governo do Estado aos representantes das duas entidades.

PUBLICIDADE

O estudo apresentado pelos sindicatos foi analisado pelos técnicos da Sefaz e considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que alcança o percentualde 0,81%. “Esse é o índice mais favorável à categoria. Constatamos que houve um erro no cálculo do percentual da negociação passada, que não é culpa da atual administração. Sendo assim, não há problemas em incorporar essa perda”, explicou Alex Del Giglio. No cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o percentual seria de 0,37%.

Alex Del Giglio explicou, ainda, que a incorporação das perdas residuais apresentadas não inflige a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A LRF permite que a Sefaz identifique esse erro e incorpore à reposição salarial porque foi um erro diretamente no cálculo do percentual”, afirmou. Nos cálculos, o percentual da data-base de 2015 a 2018 deveria ser de 28,05%. No entanto, a Lei Estadual 4.578, que concedeu a data-base desse período durante as negociações do ano passado, apresentou o percentual de 27,02%.

Quanto às análises das perdas devido ao escalonamento, Alex Del Giglio ressaltou que além de não ter respaldo da LRF, a negociação do escalonamento foi feita com a categoria, que ganhou forma de acordo. “A negociação gerou um projeto de lei, que foi apresentando na Assembleia Legislativa e aprovado. Foi um acordo feito com a categoria. Não há que se falar em perda agora justamente por ter sido um acordo de que haveria um escalonamento e todos sabiam as condições desse processo. Valores além deveriam ter sido observados pra que pudessem ser cumpridos”, explicou.

PUBLICIDADE

Representantes – Quando anunciou a análise dos estudos, o vice-governador e chefe da Casa Civil, Carlos Almeida Filho, ressaltou que ela deveria ser feita com representantes dos professores. Na reunião desta quinta-feira (02/05) quando foram apresentados os resultados da análise, os professores Josué Vieira e Beatriz Calheiros estiveram presentes e representaram o Sinteam. A Asprom foi representada pelos professores Omar Alves e Lambert Melo.

Lambert Melo, durante a reunião, afirmou que a aceitação da incorporação das perdas residuais por erro de cálculo representa um avanço nas negociações. Segundo ele, as perdas estavam inclusas no percentual de 5% além dos ganhos reais reivindicadas, que eram de 10%. “Quando fizemos nosso estudo pensamos inclusive que os 5% era parte da inflação somados à perda residual e que os 10%” seriam os ganhos reais para a categoria.

PUBLICIDADE

Desde o início das negociações, o Governo tem destacado que não pode oferecer, nesse momento, ganhos reais a nenhuma das categorias devido à situação fiscal do Estado.

Com informações da Assessoria 

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Abrafarma: Venda de medicamentos em supermercados avança no Congresso, mas proposta tem riscos

Proposta apoiada pela Abrafarma prevê instalação de farmácias completas em supermercados, mas entidade alerta para riscos à saúde pública e critica restrições à telemedicina e marcas próprias.

há 30 minutos

Manaus

Operação em supermercados de Manaus descarta mais de 1.200 produtos impróprios para consumo

Fiscais do Procon Manaus e da Visa apreenderam itens vencidos, mal armazenados e até contaminados por pragas em seis estabelecimentos.

há 2 horas

Brasil

Cabaré cobra “Tarifa do Trump” em nota fiscal de americano

Estabelecimento cobra 50% a mais de cliente americano em resposta irônica à proposta de tarifa de Donald Trump contra o Brasil.

há 2 horas

Política

Líder do PT pede a Moraes prisão de Eduardo Bolsonaro por “sabotagem” diplomática

Segundo Lindbergh, o parlamentar promoveu uma verdadeira “sabotagem diplomática e política contra os interesses do país”.

há 3 horas

Polícia

Cadela da PM ajuda a apreender 25 kg de drogas em embarcação no Amazonas

Drogas estavam escondidas em caixa com peixes em barco vindo de Tefé.

há 3 horas