Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Governo Presente leva serviços gratuitos à zona oeste de Manaus a partir desta quarta-feira

Mutirão reúne mais de 40 órgãos estaduais com atendimentos de saúde, cidadania, habitação, emprego e emissão de documentos

Por Arquipo Goes

17/06/2026 às 08:00 - Atualizado em 01/07/2026 às 18:23

Programação do programa Governo Presente em Manaus com serviços gratuitos

FOTO: Tiago Corrêa/Secom

Resumo

O programa Governo Presente chega aos bairros Compensa e Santo Antônio, na zona oeste de Manaus, entre os dias 17 e 19 de junho, oferecendo serviços gratuitos de saúde, cidadania, assistência social, emprego e regularização documental. A ação contará com a participação de mais de 40 órgãos estaduais.

 

Notícias do Amazonas – Moradores da zona oeste de Manaus terão acesso a uma ampla oferta de serviços públicos gratuitos a partir desta quarta-feira (17), com mais uma edição do programa Governo Presente. A iniciativa do Governo do Amazonas será realizada até sexta-feira (19), das 8h às 14h, em dois pontos da capital: a Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, no bairro Compensa, e a Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, no bairro Santo Antônio.

PUBLICIDADE

A ação reúne mais de 40 órgãos estaduais e disponibilizará atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, habitação, regularização fundiária, emprego e trânsito. No sábado (20), também estão previstas entregas de benefícios na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara.

Leia também: Ameaça de bomba em voo da Azul mobiliza forças de segurança no Aeroporto de Brasília

Programação do programa Governo Presente em Manaus com serviços gratuitos

FOTO: Tiago Corrêa/Secom

Pré-cadastro é recomendado

Para participar dos atendimentos, os interessados devem realizar um pré-cadastro no Portal do Cidadão do Governo Presente. O procedimento agiliza o atendimento, mas não garante vaga, já que os serviços serão oferecidos por ordem de chegada e conforme a disponibilidade de vagas.

Serviços de saúde estarão disponíveis

Na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, a população contará com exames de mamografia e ultrassonografia realizados pela Carreta da Saúde, além de consultas especializadas presenciais e por Telessaúde.

Também serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Já na Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, haverá consultas por Telessaúde, além de ações educativas sobre dengue, zoonoses, morcegos, serpentes e outros vetores de doenças presentes no Amazonas.

PUBLICIDADE
Programação do programa Governo Presente em Manaus com serviços gratuitos

FOTO: Tiago Corrêa/Secom

Emissão de documentos e serviços de cidadania

A população poderá solicitar emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), regularização de CPF, segunda via de certidões de nascimento e casamento, além de orientações jurídicas, psicológicas e sociais.

Também estarão disponíveis atendimentos voltados às pessoas com deficiência, incluindo orientações sobre a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Passe Legal e solicitação de cadeiras de rodas.

Programação do programa Governo Presente em Manaus com serviços gratuitos

FOTO: Tiago Corrêa/Secom

Emprego, crédito e habitação

Durante o mutirão, haverá cadastro de currículos no Sine Amazonas, encaminhamento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego e Carteira de Trabalho Digital.

Os participantes também poderão acessar programas de crédito, como o Crédito Solidário e o Empreender no Envelhecer, além de serviços relacionados ao Amazonas Meu Lar e renegociação de débitos habitacionais com descontos previstos pela lei do Refis.

Serviços do Detran e Castramóvel

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ofertará serviços de primeira habilitação, renovação de CNH, troca de categoria, licenciamento, transferência de veículos, biometria e emissão de documentos veiculares.

Já a Secretaria de Proteção Animal realizará agendamentos para castração gratuita de cães e gatos por meio do Castramóvel.

Programação do programa Governo Presente em Manaus com serviços gratuitos

FOTO: Tiago Corrêa/Secom

Cetam oferecerá serviços gratuitos

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) participará da programação com serviços gratuitos de corte de cabelo e esmaltação para a população.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Operação mira grupo ligado a Nelson Wilians por suposta fraude bilionária com créditos de ICMS

Ação cumpre 38 mandados de busca e apreensão e investiga esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 3,8 bilhões aos cofres públicos. Defesa do advogado ainda não se pronunciou.

há 8 minutos

Brasil

Mãe desmaia durante velório de bebê de 10 meses estuprada e morta pelo padrasto

Helena foi levada ao hospital após a mãe acreditar que a filha estivesse engasgada. O “ficante” da mulher e um primo dele foram presos e são investigados pelo caso.

há 16 minutos

Política

Daniel Almeida declara apoio a Adjuto Afonso na disputa pela presidência da Aleam

Manifestação ocorre na véspera da eleição que definirá o novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas. Votação acontece nesta quarta-feira (15).

há 30 minutos

Polícia

Mulher é presa suspeita de aplicar golpes em idosos e desviar aposentadorias em Parintins

Investigação aponta que suspeita conquistava a confiança das vítimas para contratar empréstimos e sacar benefícios previdenciários sem autorização, em Parintins.

há 45 minutos

Polícia

Jovem executado dentro de taberna na Compensa usava nome falso e havia voltado ao bairro após ser ameaçado

Felipe Barbosa, de 28 anos, tentou escapar dos criminosos correndo para o estabelecimento da avó, mas foi alcançado e executado na frente da família.

há 46 minutos

Ao Vivo