Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Hospital Delphina Aziz marca história com retomada de transplantes de fígado no estado do Amazonas

Procedimento realizado no Delphina Aziz inaugura nova fase da alta complexidade no Amazonas e reforça a importância da doação de órgãos.

Por Beatriz Silveira

13/11/2025 às 17:59

Notícias do Amazonas – O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, referência em procedimentos de média e alta complexidade no Amazonas, realizou no dia 1º de novembro o primeiro transplante de fígado da rede pública estadual após um hiato de dez anos sem a realização desse tipo de cirurgia. A paciente, natural de Ipixuna — município localizado a 1.367 quilômetros de Manaus — recebeu alta na tarde da última quarta-feira (12/11) após apresentar evolução positiva e uma recuperação considerada excelente pela equipe médica.

PUBLICIDADE

O governador Wilson Lima destacou o avanço durante a apresentação do balanço dos transplantes realizados no estado em 3 de novembro. Segundo ele, a retomada do serviço representa um marco histórico para a saúde pública e inaugura uma fase mais robusta da alta complexidade no Amazonas. No mesmo dia do transplante de fígado, o Delphina Aziz também realizou dois transplantes de rins, consolidando-se como o maior centro público de transplantes da região Norte.

Leia também: Ex-Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto é preso em operação da PF

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), mais de 50 profissionais participaram da operação, que se estendeu por cerca de 17 horas. A secretária Nayara Maksoud ressaltou que o feito coloca o Amazonas no grupo de estados considerados referência nacional pelo Ministério da Saúde, englobando desde a captação de órgãos até a assistência completa ao paciente transplantado.

Os órgãos utilizados no dia 1º de novembro eram de uma mesma doadora, uma mulher de 45 anos vítima de AVC cuja família autorizou a doação, possibilitando salvar três vidas. A receptora do fígado, diagnosticada com cirrose hepática decorrente de hepatite B e Delta, era acompanhada pelo hospital e encontrou no transplante a única alternativa de sobrevivência. Após dias na UTI, apresentou melhora e pôde retornar ao convívio familiar.

PUBLICIDADE

O médico Juan Brañez, integrante da equipe responsável pelo procedimento, explicou que a paciente enfrentava complicações severas e que o transplante só foi possível porque o hospital obteve habilitação do Ministério da Saúde pouco antes da cirurgia. Ele reforçou a importância da conscientização sobre a doação de órgãos, ressaltando que o gesto da família da doadora permitiu salvar outras duas mulheres que receberam os rins.

Para a diretora assistencial do Complexo Hospitalar da Zona Norte (CHZN), Jecivane Solidão, a realização do transplante representa um marco para o Amazonas não apenas pelo avanço técnico, mas também pela possibilidade de oferecer tratamento completo sem a necessidade de deslocamento para outros estados, fator que impacta positivamente na recuperação emocional e no acolhimento das famílias.

A retomada deste tipo de cirurgia só foi possível após ampliação da infraestrutura e capacitação das equipes. O último transplante de fígado da rede pública havia sido realizado entre 2014 e 2015, no Hospital Adriano Jorge, que posteriormente perdeu a habilitação. Com a Portaria nº 3.331, publicada em outubro deste ano, o Delphina Aziz se tornou oficialmente a primeira unidade pública do estado apta a realizar transplantes de fígado, somando-se aos procedimentos de rim e implante coclear já executados desde 2023.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 4 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 4 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 5 horas

Eleições 2026

Convenção de Omar Aziz registra baixa presença de prefeitos do interior do Amazonas

Evento que oficializou a candidatura do senador ao Governo do Amazonas registrou a ausência de gestores de importantes colégios eleitorais.

há 5 horas

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 6 horas