O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ibama apreende peixe-boi e mais de 400 kg de pirarucu no Amazonas

Devido à seca dos rios, a caça aos peixes-bois e botos se intensificou na região.

  • Por AM POST

  • 25/09/2024 às 10:18

  • Atualizado em 25/09/2024 às 10:33

  • Leitura em 1 minuto

Notícias do Amazonas – Agentes do Ibama fiscalizaram a feira municipal e o rio em Tefé para apurar os ilícitos ambientais um peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) abatido e 422 kg de pirarucu (Arapaima gigas) durante uma operação para coibir a caça e a pesca ilegais no município de Tefé, no interior do Amazonas, na terça-feira (24).

O peixe-boi-da-amazônia é um mamífero ameaçado de extinção, conforme Apêndice I da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora (Cites). Por sua vez, o pirarucu só pode ser capturado em áreas de manejo autorizadas.

PUBLICIDADE

Devido à seca no estado, a caça aos peixes-bois e botos se intensificou, uma vez que a captura desses mamíferos é facilitada pelo nível raso das águas do lago do município. Os infratores usam recursos como redes de pesca malhadeira e também arpões, martelos e armas de fogo. A carne da caça é levada para o corte em locais sem qualquer autorização sanitária e depois para o comércio em feiras da cidade, inclusive a Feira Municipal.

As denúncias dos crimes ambientais foram enviadas ao Ibama por organizações não governamentais e também por unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuante na região. As autuações aplicadas pelos agentes ambientais até o momento totalizam R$ 12 mil.

Além do Ibama, o ICMBio e a Polícia Militar Ambiental do Amazonas participaram da operação. As fiscalizações continuarão na região para coibir crimes ambientais.

PUBLICIDADE

denúncias podem ser feitas à Ouvidoria do Ibama pela Plataforma Fala.BR ou pelo telefone 0800 061 8080.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias