Amazonas

Idam recebe 320 mil doses de vacina contra a febre aftosa para distribuição a municípios do estado

Ação faz parte do programa nacional de erradicação e prevenção da febre aftosa e beneficia produtores de 39 municípios.


Redação AM POST

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), está atuando na distribuição de vacinas em 32 municípios do estado, como parte da primeira etapa da campanha de vacinação. A expectativa é que cerca de 320 mil doses sejam distribuídas ao longo da primeira e segunda etapas da campanha.

Continua depois da Publicidade

Sobre a atuação do Idam na campanha de vacinação, o diretor-presidente do Instituto, Tomás Sanches, salientou a importância da iniciativa e convidou os pecuaristas do estado a procurarem as unidades locais do Idam para adquirir doses da vacina.

“Essa vacina recebe o subsídio do governo do estado para que o produtor rural possa garantir a sanidade do seu rebanho”, completou.

Conforme o médico veterinário do Idam, David Lago dos Santos, até o momento 25 mil doses já foram distribuídas aos municípios de Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manaquiri, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará.

Continua depois da Publicidade

Para maio, já estão agendadas as entregas de doses aos outros sete municípios: Barcelos, Carauari, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.

“A ação é resultado de uma cooperação entre os órgãos do sistema Sepror. A Sepror realiza aquisição das vacinas, o Idam faz a distribuição e repassa para o produtor, a Adaf tem o papel de fiscalizar essas vacinas”, salientou David.

Continua depois da Publicidade

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos.

Continua depois da Publicidade

Caracteriza-se por febre e lesões na boca, narinas, focinho, patas ou tetas. Os sinais clínicos típicos incluem depressão, perda de apetite, salivação excessiva, corrimento nasal, diminuição da produção de leite, claudicação (manqueira) e dificuldade de locomoção.