Redação AM POST
Sem falar português e mantendo comunicação apenas em sua língua nativa, Nazaria Lopes, da etnia baniwa, é a indígena mais idosa a vencer o novo coronavírus no Amazonas. Oficialmente com 92 anos de idade, os profissionais do hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, mantido pela Prefeitura de Manaus em parceria com a iniciativa privada, acreditam que ela possa ter mais de 100 anos, uma vez que seu registro de nascimento foi feito quando ela já era adolescente. Ela recebeu alta médica nesta quarta-feira, 27/5, juntamente com outros três indígenas de diferentes etnias.
“Essa é a força dos nossos ancestrais, exemplo de garra e perseverança”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto. “Dona Nazaria será, para nós, um símbolo da superação indígena, de luta contra a Covid-19 e de um povo que se engrandece perante os desafios”, completou, parabenizando toda a equipe do grupo Samel, responsável pela gestão do hospital de campanha municipal, juntamente com o instituto Transire.
No total, 14 indígenas já receberam alta da unidade do município, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte. Todos os pacientes retornam para suas residências na comunidade Parque das Tribos, no Tarumã, de ambulância, como foi o caso de Nazaria Lopes. “Mesmo sem falar uma só palavra em português e sair curada, nos fez ficar extremamente felizes em vê-la vencendo essa doença”, disse o coordenador do hospital de campanha, Ricardo Nicolau.
A Prefeitura de Manaus vem realizando a busca ativa dos casos de Covid-19 entre a população indígena da capital, por meio das Unidades Básicas de Saúde Móveis (UBSs Móveis). Além do Parque das Tribos, esta semana outra comunidade indígena localizada na Cidade de Deus também receberá os serviços de testes rápidos, orientação sobre medidas de prevenção, vacinação e outros atendimentos básicos de saúde. Ao identificar casos positivos da doença, os indígenas são direcionados para tratamento em ala específica montada no hospital de campanha.
Emocionado, o índio da etnia munduruku, Manoel Renato Lima, 67, reverenciou a equipe médica. “Eu sou muito grato a todos. Quem puder ficar em casa, fique em casa. E espero que todo mundo que venha para esse hospital possa sair assim, como eu estou saindo, curado”, relatou.
O hospital Gilbeto Novaes conta, atualmente, com 163 leitos ativos, dos quais 39 UTI.
Amazonas
Indígena de 92 anos vence a covid-19 e recebe alta do hospital de campanha Gilberto Novaes
Ela é a indígena mais idosa a vencer o novo coronavírus no Amazonas.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
O AM POST está em todo lugar
Baixe agora mesmo o nosso app
Faça parte da comunidade
-
Praticidade na informação
-
Notícias todos os dias
-
Compartilhe com facilidade

O AM Post apoia a causa autista
A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.
Jorge Tertuliano
Últimas notícias
Ximbinha anuncia filiação ao União Brasil e deixa portas abertas para carreira política
O ex-integrante da banda Calypso ainda destacou o convite feito pelo ministro e se disse honrado com a oportunidade
há 9 minutos
Climão: Vídeo de Cauã Reymond discutindo com Bruna Marquezine volta a viralizar na web
Nas imagens, os dois aparecem em uma conversa aparentemente acalorada.
há 21 minutos
Vídeo: Homem pede namorada em casamento de forma inusitada ao vivo na TV e viraliza na web
A matéria tinha como foco o aumento da procura por pescados durante a Semana Santa.
há 43 minutos
Na UTI, Bolsonaro agradece orações da família e apoiadores: ‘Dias têm exigido de mim silêncio, mas sigo firme’
Segundo boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira, Bolsonaro segue em “boa evolução clínica”.
há 59 minutos
Papa Francisco não liberou o consumo de carne na Semana Santa; mensagem viral nas redes é falsa
Texto circula ao menos desde 2018 nas redes sociais.
há 1 hora