Indígena Tikuna é encontrado morto após três dias desaparecido em Tabatinga
Isaquison Pinto do Carmo saiu para pescar e foi localizado por familiares; causa da morte foi afogamento.
- (Foto: Divulgação)
Notícias do Amazonas -O indígena Tikuna Isaquison Pinto do Carmo, de 33 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (24) na comunidade de Pena Preta, localizada no igarapé de Belém do Solimões, no município de Tabatinga, no interior do Amazonas.
PUBLICIDADE
Ele estava desaparecido desde o último domingo (21), quando saiu de casa para pescar e não retornou.
De acordo com informações repassadas por familiares, o corpo foi localizado durante buscas realizadas pela própria comunidade.
Após ser encontrado, Isaquison foi levado ao polo do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), em Belém do Solimões, onde profissionais de saúde confirmaram que a causa da morte foi afogamento.
O caso ocorreu durante a Operação Sentinela Verde – Dezembro de 2025, ação que acompanha ocorrências em áreas ribeirinhas e comunidades tradicionais da região.
Após os procedimentos iniciais e a constatação do óbito, foram adotadas as providências legais e administrativas necessárias para o translado do corpo.
PUBLICIDADE
Segundo as autoridades locais, o corpo de Isaquison Pinto do Carmo foi encaminhado para a comunidade indígena de Umariaçu, onde vivem seus familiares, para os rituais tradicionais de despedida e sepultamento, conforme os costumes do povo Tikuna.
LEIA MAIS: Criança de 2 anos morre após cair no rio e ser atacada por piranhas em Coari no Amazonas
O caso segue sem indícios de crime até o momento.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






