A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ipaam leva educação ambiental a mais de 1,5 mil alunos em Ipixuna

Atividades envolveram escolas urbanas e rurais do município.

Por Jonas Souza

02/04/2026 às 17:54 - Atualizado em 03/04/2026 às 08:25

Resumo

Mais de 1.500 alunos da rede pública participaram de uma campanha de educação ambiental promovida pelo Ipaam em Ipixuna, no Amazonas. A iniciativa abordou temas como queimadas, desmatamento e os impactos dessas práticas na saúde e no meio ambiente.

Notícias do Amazonas  – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas concluiu uma série de ações educativas em escolas públicas de Ipixuna, mobilizando 1.502 estudantes entre os dias 30 de março e 1º de abril. A campanha teve como foco a conscientização sobre queimadas ilegais e desmatamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia mais: Novo reajuste da Ream eleva gasolina no Amazonas e preço nas distribuidoras chega a R$ 4,17

As atividades incluíram palestras, rodas de conversa e orientações práticas voltadas à preservação ambiental, alcançando unidades tanto da zona urbana quanto da zona rural do município.

Durante a programação, os alunos receberam informações sobre os riscos das queimadas, especialmente no período de estiagem, além de orientações sobre os impactos dessas práticas na saúde da população.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância de levar conhecimento às escolas como estratégia para prevenir crimes ambientais e formar cidadãos mais conscientes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alunos como multiplicadores

As ações foram conduzidas por técnicos do órgão ambiental, entre eles Gilmar Ribeiro, que ressaltou o papel dos estudantes na disseminação das informações.

Segundo ele, os jovens atuam como multiplicadores ao levar o conhecimento adquirido para dentro de casa, ampliando o alcance da conscientização ambiental nas comunidades.

Municípios do interior também recebem ações

Além de Ipixuna, o Ipaam realizou atividades no município vizinho de Guajará, onde mais de 2.300 pessoas participaram das ações educativas.

A iniciativa reforça a presença do órgão no interior do estado, ampliando o acesso à informação e fortalecendo a prevenção de práticas ilegais.

A campanha contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, responsáveis pela organização local e mobilização de alunos e professores. O Corpo de Bombeiros Civil também participou das atividades, acompanhando as equipes durante as ações.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Homem é detido após ser flagrado praticando ato obsceno durante missa em São Paulo

Suspeito foi conduzido à delegacia após ser flagrado por fiéis durante celebração religiosa.

há 7 horas

Amazonas

Caprichoso e Garantido se unem em missa que marca reta final para o Festival de Parintins

Cerimônia na Catedral de Nossa Senhora do Carmo reuniu artistas, dirigentes, itens oficiais e torcedores das duas agremiações a poucos dias do início do festival.

há 7 horas

Polícia

Polícia divulga imagem de adolescente desaparecida e pede ajuda para encontrá-la em Manaus

Adolescente foi vista pela última vez no bairro Novo Israel.

há 8 horas

Polícia

Motorista se enrola com a polícia em supostos casos de sequestro e agiotagem em Manaus

Investigação começou após denúncia de tentativa de sequestro nas proximidades do conjunto Viver Melhor; arma, munições e celulares foram apreendidos.

há 8 horas

Amazonas

TCE-AM define direção para mandato estendido até 2029 após mudança na Lei Orgânica

Com a mudança, os conselheiros eleitos irão exercer suas funções no biênio 2028/2029, completando o novo ciclo administrativo de quatro anos.

há 8 horas