Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Jovem de Carauari no Amazonas diz que se voluntariou para lutar na guerra da Ucrânia

Dimitri Alves anunciou a decisão em publicações online e disse que pretende orientar quem sonha com carreira militar fora do Brasil.

Por Beatriz Silveira

05/01/2026 às 21:20 - Atualizado em 06/01/2026 às 11:31

Jovem de Carauari no Amazonas diz que se voluntariou para lutar na guerra da Ucrânia

Foto: Reprodução

 

Resumo rápido

O jovem Dimitri Alves, natural de Carauari (AM), anunciou nas redes sociais que se voluntariou para lutar na guerra da Ucrânia contra a Rússia. Ele afirma ser o primeiro morador do município a atuar no conflito e oferece orientações a interessados em seguir carreira militar fora do Brasil.

Notícias de Manaus – Natural de Carauari, município a 788 quilômetros a oeste de Manaus, o jovem Dimitri Alves informou, por meio de publicações nas redes sociais, que decidiu se voluntariar para atuar na guerra da Ucrânia, integrando forças que combatem a Rússia no conflito iniciado em 2022. Ele é filho de Edivaldo Alves, também natural da cidade amazonense.

A declaração foi feita pelo próprio Dimitri em mensagens divulgadas online. Nas postagens, ele afirma que, até onde tem conhecimento, esta seria a primeira vez que um morador de Carauari participa diretamente do conflito armado no Leste Europeu. O jovem também direcionou parte do conteúdo a pessoas que demonstram interesse em seguir carreira militar fora do Brasil.

Segundo Dimitri, muitas pessoas compartilham esse desejo, mas não sabem por onde começar. Em uma das mensagens, ele escreveu: “Sou o primeiro filho de Carauari a estar na guerra da Ucrânia. Sei que, assim como eu, muitas pessoas têm o sonho de ser militar fora do Brasil e não sabem por onde começar”.

Leia também: Jovem abandonado por amiga amazonense no Pico Paraná é encontrado vivo

Ainda conforme o relato publicado, Dimitri disse estar disposto a orientar interessados que, segundo ele, tenham “força de vontade e propósito”. A proposta seria ajudar essas pessoas a entenderem caminhos possíveis para o ingresso em forças armadas no exterior, oferecendo esclarecimentos a quem busca informações sobre o assunto.

As publicações repercutiram entre internautas e moradores da região, principalmente por envolver a participação de um jovem do interior do Amazonas em um conflito internacional que segue em andamento desde 2022. A mensagem, porém, se concentra no anúncio pessoal da decisão e no convite para que interessados entrem em contato com ele para receber orientações.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Vasco anuncia contratação do técnico português Pedro Emanuel até 2027

Treinador de 51 anos assume o comando do Cruz-Maltino com contrato válido até dezembro de 2027 e chega acompanhado de quatro profissionais para a comissão técnica.

há 4 horas

Polícia

Polícia divulga imagens de suspeitos de roubo de R$ 200 mil e pede ajuda para identificá-los em Manaus

Crime aconteceu no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte da capital.

há 4 horas

Brasil

Vítima recorre ao STJ após absolvição de Thiago Brennand em ação por estupro

Stefanie Cohen contesta decisão da Justiça de São Paulo que absolveu o empresário.

há 4 horas

Eleições 2026

Marcelo Ramos rebate Braga e diz que nunca foi procurado para coordenar campanha de Lula

Ramos diz que anunciará sua decisão sobre candidatura ao Senado após conversar com familiares e integrantes do PT.

há 5 horas

Brasil

ANP lança aplicativo que avalia postos de combustíveis e permite denunciar preço abusivo

Nova plataforma mostra histórico de fiscalização, qualidade dos combustíveis, origem dos produtos e oferece canal direto para denúncias de irregularidades.

há 5 horas