Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Junho Violeta: Saúde destaca serviços especializados para os idosos

O Amazonas conta com três Caimis que, juntos, já atenderam cerca de 250.519 pessoas, em dois anos.

  • Por AM POST

  • 14/06/2024 às 12:25

  • Leitura em quatro minutos

Foto: Evandro Seixas/Semcom

No mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Junho Violeta, o Governo do Amazonas destaca a oferta de serviços especializados de saúde para esse público nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que o Amazonas é o único estado do país que conta com esse modelo de atendimento, com espaços dedicados ao acolhimento e cuidados médicos aos idosos.

PUBLICIDADE

O Estado possui três Caimis, situados nas zonas oeste, norte e sul de Manaus. Essas unidades atenderam, de janeiro de 2022 a maio de 2024, cerca de 250.519 idosos. No mesmo período, foram realizados cerca de 78.300 serviços de atendimentos simples, como testes rápidos, glicemia capilar, preparo para consultas e outros.

“A importância desses centros vai além do entretenimento e cuidados médicos, pois também contribuem para o combate ao isolamento social, problemas frequentemente enfrentados pela população idosa. O convívio com outras pessoas da mesma faixa etária e a participação em atividades em grupo são essenciais para manter a saúde física e mental dos idosos”, pontua a secretária da SES-AM.

Os Caimis contam com profissionais entre médicos especialistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e dentistas, que compõem as equipes técnicas.

PUBLICIDADE

Os serviços oferecidos incluem consultas médicas, exames, atendimento de enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, testes rápidos, raio-X, atividades em grupo, oficinas e ouvidoria.

Atendimento

A secretária Executiva Adjunta de Projetos Estratégicos em Saúde (Seapes) da SES-AM, Nara Nubia Esquível, explica que, nas unidades, os pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, podem realizar Atendimento Ambulatorial. Para isso, devem comparecer munidos de documento de Identidade oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão Nacional de Saúde (CadSUS) e Comprovante de Residência.

PUBLICIDADE

“No primeiro atendimento, após a triagem, a pessoa passará por entrevista com um profissional, para avaliação multidimensional da saúde. Posteriormente, agendará a consulta com médico clínico. Se necessitar de consulta com especialista, será encaminhado para o Sistema de Regulação (Sisreg)”, orienta a secretária executiva.

Projetos

A gerente dos Caimis, Mainessa Rodrigues, explica que, nas unidades, há vários projetos para esse público, entre eles o “Projeto RespirAr”, que é um serviço de fisioterapia para reabilitação respiratória e física. Também oferece o “Projeto AtivaMente”, que conta com equipe multidisciplinar e que engloba atividades que abrangem o cuidado com o físico, o psicológico e o social.

PUBLICIDADE

Há, também, o “Projeto Sala de Espera”, com participação da equipe multidisciplinar com palestras sobre todos os temas que envolvem o bem-estar físico e psicológico dos idosos. Além disso, há também oficinas, como grupo de convivência, artesanato e artes manuais, estimulação cognitiva, exercícios físicos, diálogos e reflexões.

A gerente explica ainda que, durante o mês de junho, são oferecidos diversos serviços voltados para o bem-estar e proteção ao idoso. “Durante a campanha do ‘Junho Violeta’ os Caimis fazem campanhas de conscientização, oferecem serviços de apoio Jurídico e Psicológico, eventos e atividades interativas para os idosos e treinamentos e capacitações para os servidores das unidades” afirma.

Endereço dos Caimis

Caimi Ada Rodrigues Viana fica localizado na avenida Brasil, s/n – bairro Compensa, zona oeste de Manaus. O Caimi Dr. André Araújo está situado na avenida Camapuã, nº 108, Núcleo 09, bairro Cidade Nova, zona norte. O Caimi Dr. Paulo Lima fica na avenida Desembargador Felismino Soares, nº 115, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul.

Redação AM POST

O AM Post apoia a causa autista
blank

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

- Lu Lena

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank