- Foto: Reprodução
Redação AM POST
O Tiktoker Agenor Tupinambá, teve a guarda provisória da capivara Filó, consedida na noite deste sábado (29), pela Justiça Federal, em Manaus. A decisão foi tomada pelo juiz federal plantonista Márcio Cavalcante, da 9ª Vara Cívil da SJAM.
PUBLICIDADE
O caso virou polêmica mais uma vez a pós Agenor e a deputada Joana Darc, serem impedidos de visitar o animal, devido a isso, a sociedade teve comoção e até protestos foram realizados em frente ao Ibama.
Segundo o juiz, a capivara vivia em seu habitat natural até a última quinta-feira (27), quando foi encaminhada, por ordem do Ibama, para o Cetas. Ainda segundo o juiz, o impedimento da visita ao animal viola o dever de transparência e de informação ambiental.
“Conforme já explicado, a capivara Filó, até poucos dias, vivia em seu habitat costumeiro, estando em boas condições de saúde. Foi levada abruptamente do interior do Estado para a capital e encontra-se em condições que são desconhecidas, dos demais orgãos de proteção ambiental e de toda a sociedade, que tem o direito de saber o estado de saúde e as condições em que a capivara está vivendo. Percebe-se, portanto, claramente que o IBAMA está violando seu dever de transparência e de informação ambiental”, consta na decisão judicial.
PUBLICIDADE
A capivara deve ficar no Zoológico Tropical Hotel, até que o transporte do animal seja feito de modo seguro. Além disso, o Tiktoker deve informar periodicamente a Justiça sobre o estado de saúde do animal.
Confira a decisão na íntegra: