A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Justiça determina interdição de delegacia em Envira após ação do MP-AM

A promotoria relatou episódios recorrentes de fugas, tentativas de arrombamento e ameaças de facções criminosas.

Por Jonas Souza

04/11/2025 às 17:32

Notícias do Amazonas  – A Justiça do Amazonas acolheu uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Estado (MPAM) e determinou a interdição da 66ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Envira e de seu anexo prisional, devido às condições precárias de funcionamento e irregularidades na custódia de presos. A decisão foi assinada pela juíza Patricia Macedo de Campos e deverá ser cumprida pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) em até 30 dias úteis.

PUBLICIDADE

Leia mais: MP-AM recomenda suspensão de lei que concede assessores e seguranças a ex-prefeitos de Nova Olinda do Norte

De acordo com o MPAM, a delegacia enfrenta uma série de problemas estruturais e administrativos. Uma inspeção realizada em outubro constatou que 22 presos estavam detidos em celas improvisadas e insalubres, sem direito a banho de sol ou visitas familiares, por falta de efetivo policial. O anexo prisional, que originalmente servia como alojamento de agentes, passou a abrigar mulheres presas em espaço adaptado, sem condições adequadas.

A promotoria relatou ainda episódios recorrentes de fugas, tentativas de arrombamento, sabotagem e ameaças de facções criminosas — ações que, segundo o MP, expuseram tanto os detentos quanto os policiais a riscos elevados. A situação foi agravada pela redução drástica do efetivo da delegacia, após a retirada dos servidores da Guarda Municipal, o que provocou acúmulo e desvio de função entre os policiais remanescentes.

Com a decisão judicial, o Estado deverá transferir os mais de 30 custodiados para unidades prisionais adequadas, em Manaus ou em outros municípios. Além disso, a Justiça ordenou que o governo apresente um plano estruturante de médio e longo prazo, com cronograma e orçamento definidos, para corrigir as falhas do sistema prisional em Envira.

Entre as medidas obrigatórias estão:

PUBLICIDADE
  • a proibição de manter presos de forma definitiva nas dependências da delegacia;

  • o fim do desvio de função de delegados, escrivães e investigadores;

  • e a readequação do prédio às normas de segurança e direitos humanos.

O descumprimento das determinações implicará multa diária de R$ 10 mil, limitada a R$ 300 mil.

O promotor de Justiça Christian Guedes da Silva, titular da Promotoria de Envira, destacou que a decisão “reconhece um problema estrutural gravíssimo no sistema prisional do município”. Segundo ele, o caso vai além da transferência de presos:

“Estamos diante de uma falha crônica do Estado, que transformou uma delegacia em presídio irregular, colocando em risco direitos fundamentais e a própria segurança pública.”

O promotor ressaltou ainda que o diferencial desta ação é a exigência de planejamento fiscalizável, com prazos e metas concretas.

“Não aceitaremos promessas vazias. O Ministério Público acompanhará cada etapa da execução. Este é um processo estrutural que visa transformar definitivamente a realidade prisional em Envira, respeitando a dignidade humana e a ordem jurídica”, concluiu.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 7 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 8 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 8 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 9 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 9 horas