Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça do AM garante medicamento a idosa com câncer após negativa de plano de saúde

MP-AM destaca proteção ao idoso e direito fundamental à saúde

Por Jonas Souza

24/04/2026 às 18:43 - Atualizado em 27/04/2026 às 11:25

Resumo


A Justiça atendeu pedido do Ministério Público do Amazonas e determinou que um plano de saúde forneça medicamento a uma paciente idosa em tratamento contra câncer. A decisão considerou abusiva a negativa da operadora e garantiu o acesso ao tratamento necessário.

Notícias do Amazonas  – A Justiça concedeu decisão liminar favorável ao Ministério Público do Amazonas e determinou que a operadora Unimed Nacional forneça medicamento indicado para uma paciente idosa em tratamento oncológico. A medida foi tomada após ação civil pública movida pela Promotoria de Defesa do Consumidor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Leia mais: Polícia Federal destrói mais de 3 mil munições e 145 armas no Amazonas

Segundo o MP, a recusa do plano de saúde em custear o medicamento contraria o Código de Defesa do Consumidor e a Lei nº 9.656 de 1998, que garantem a cobertura não apenas do tratamento principal, mas também de medicamentos necessários para controlar efeitos colaterais.

A operadora havia negado o fornecimento sob o argumento de que o remédio não consta no rol obrigatório da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Tratamento e necessidade clínica

De acordo com a ação, a paciente realiza tratamento contra câncer de mama com o medicamento Letrozol, que acabou agravando um quadro de osteoporose devido aos efeitos adversos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Para evitar complicações mais graves, como fraturas, a equipe médica prescreveu o uso de Prolia, indicado para fortalecimento ósseo. O MP destacou que a necessidade clínica está devidamente comprovada.

Decisão e multa

Diante do cenário, a Justiça determinou que o plano autorize e custeie o medicamento imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento, enquanto houver prescrição médica.

A promotora Sheyla Andrade ressaltou que a atuação do MP busca combater limitações indevidas impostas pelos planos de saúde, especialmente quando há respaldo científico e registro do medicamento na Anvisa.

Ela também destacou a proteção especial garantida aos idosos e a importância de equilibrar a relação entre consumidores e operadoras de saúde.

Segundo a promotora, a intervenção garante que pacientes em situação de vulnerabilidade tenham acesso a tratamentos adequados, independentemente de restrições administrativas ou financeiras.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Funcionários de empresas próximas a vazamento químico são evacuados no Distrito Industrial de Manaus

Medida preventiva foi adotada após o vazamento de estireno em uma indústria da região.

há 14 minutos

Manaus

Moradores relatam forte cheiro em Manaus após vazamento de produto químico na Innova, no Distrito Industrial

Incidente mobilizou o Corpo de Bombeiros, provocou evacuação de empresas vizinhas e gerou reclamações de moradores.

há 20 minutos

Manaus

Vazamento de produto químico: autoridades orientam população sobre como agir em caso de exposição

SES-AM, FVS-RCP e Corpo de Bombeiros divulgaram recomendações para moradores próximos ao vazamento.

há 22 minutos

Manaus

Funcionários passam mal após inalar gás tóxico em empresa do Distrito Industrial de Manaus

Corpo de Bombeiros e equipes de emergência foram acionados após pessoas passarem mal.

há 33 minutos