Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça Federal ouve “Colômbia” e outros nove réus por organização criminosa ligada às mortes de Bruno e Dom

Audiência em Tabatinga apura atuação de grupo acusado de pesca ilegal e tráfico na Terra Indígena Vale do Javari.

Por Jonas Souza

16/10/2025 às 13:56

Notícias do Amazonas  – A Justiça Federal em Tabatinga (AM) começou, nesta quinta-feira (16/10), a ouvir Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, e outros nove réus acusados de integrar uma organização criminosa que atuava na região do Vale do Javari, no Amazonas. A audiência, que segue até sexta-feira (17), faz parte da ação penal que apura a estrutura criminosa responsável por pesca ilegal e tráfico de munição em terras indígenas.

PUBLICIDADE

Leia mais: Eduardo Bolsonaro aposta em apoio dos EUA para viabilizar candidatura à Presidência em 2026

Entre os réus também está Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”, apontado como autor dos disparos que mataram o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, em junho de 2022. Ambos os principais acusados — Colômbia e Pelado — estão presos em presídios federais e participam das audiências por videoconferência.

Bruno e Dom desapareceram durante uma expedição no território que abrange os municípios de Guajará e Atalaia do Norte (AM). Eles foram vistos pela última vez em 5 de junho de 2022, quando navegavam pela comunidade de São Rafael, rumo a Atalaia do Norte. De acordo com as investigações, Bruno e Dom foram assassinados por atuarem em ações de fiscalização ambiental que prejudicavam os interesses econômicos de grupos criminosos na região.

A ação penal atual, no entanto, não trata diretamente das mortes, mas sim da formação e atuação da organização criminosa que explorava ilegalmente os recursos da Terra Indígena Vale do Javari. Segundo a Polícia Federal (PF), Colômbia é apontado como o líder do grupo e patrocinava financeiramente as operações ilegais, além de fornecer cartuchos usados nas execuções e orientar a ocultação dos corpos das vítimas.

Mesmo apelidado de “Colômbia”, Rubén Villar é de nacionalidade peruana. Ele foi preso em flagrante em 8 de junho de 2022, ao apresentar documentos falsos na sede da PF em Tabatinga. As investigações também o ligam a atividades de tráfico de drogas, com quadrilhas que escondiam cocaína em carregamentos de pescado.

A região do Vale do Javari, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, é considerada uma das mais vulneráveis à ação de facções criminosas e redes de pesca ilegal. O caso provocou repercussão internacional e reacendeu o debate sobre a proteção de lideranças indígenas, ambientalistas e jornalistas que atuam na Amazônia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Bebê de 1 ano tem pé queimado pelo asfalto quente após ser abandonado pela mãe em Manaus

Criança foi resgatada por administradores de condomínio no Lago Azul com bolhas nos pés; investigações revelaram histórico de negligência recorrente e risco de queda de janela.

há 2 minutos

Polícia

Criminosos invadem casa de jornalista no Aleixo, rendem pai e filho e fogem com pertences em Manaus

Assaltantes armados aproveitaram a entrada de dois prestadores de serviço na residência para invadir o imóvel; ninguém ficou ferido.

há 13 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade vistoria obras de R$ 10 milhões em Manicoré que vão asfaltar 28 ruas

Governador fiscalizou o andamento das obras do Programa Asfalto Amazonas, que contempla cinco bairros do município com serviços de recuperação e recapeamento viário.

há 41 minutos

Polícia

Fim da caçada: Suspeito de matar investigador da Polícia Civil morre após troca de tiros com policiais no interior do Amazonas 

Suspeito de matar o investigador Luciano Carvalho de Sena foi baleado durante troca de tiros com policiais.

há 1 hora

Brasil

Ministério da Saúde alerta para risco de alta da dengue com chegada do El Niño

Fenômeno climático deve aumentar as temperaturas e favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, segundo projeções da Fiocruz.

há 2 horas