Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mais de 2 mil professores e pedagogos da rede estadual vão receber pagamento de progressões, anuncia governador Wilson Lima

Aumento passa a valer na folha de pagamento de março com retroativo de fevereiro para 2.054 servidores da Educação.

Por Natan AMPOST

06/03/2025 às 11:00 - Atualizado em 06/03/2025 às 12:13

Notícias do Amazonas – O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (06/03), o pagamento das progressões verticais para 2.054 professores e pedagogos da rede estadual de ensino referentes aos anos de 2023 e 2024. O valor passa a valer na folha de pagamento de março, com retroativo de fevereiro, valorizando os profissionais da educação do Estado.

PUBLICIDADE

“Nós estamos começando a pagar a partir da folha de março as progressões para pedagogos e professores. São aqueles profissionais que dedicam não só o tempo, mas a vida, em pavimentar um caminho seguro para as nossas crianças. É uma forma de fazer esse reconhecimento a esses profissionais, que são tão importantes e decisivos na nossa vida”, destacou o governador Wilson Lima.

Leia também: Menina de 16 anos e o filho são resgatados de cativeiro na Zona Leste de Manaus após várias torturas

Ao todo, serão contemplados profissionais que tiveram promoções adquiridas a partir de títulos de magistério, no caso especializações, mestrado e doutorado reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para especialista, o aumento salarial é de 12%, mestres 50% e doutores 55%. As progressões verticais acontecem de acordo com a Lei 3.951, de 4 de novembro de 2013, artigo 26, que versa sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da rede estadual de ensino.

“Tudo parte do Plano de Cargos e com isso o Governo do Estado cumpre o compromisso no sentido de atualizar esses pagamentos, assim também como a data-base dos servidores do ano corrente. Todos os compromissos relacionados à educação o governador tem cumprido e honrado com esses servidores, que tem uma relevância e importância para a sociedade”, frisou a secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça.

As solicitações de progressão vertical são realizadas por meio da Comissão de Enquadramento da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que inicia um processo de avaliação de todos os documentos apresentados para comprovar a veracidade das informações.

Progressões

As últimas progressões verticais foram realizadas em 2023, e beneficiaram 2.225 servidores da Educação. Em julho de 2024, o governador Wilson Lima também autorizou a concessão de reajuste salarial de 4,5%, referente à data-base de 2024, para mais de 49 mil profissionais da rede estadual de Educação do Amazonas. O aumento contempla servidores ativos, aposentados e pensionistas da capital e interior.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Vídeo mostra ônibus da linha 094 atingindo motociclista em curva na zona leste de Manaus

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no bairro Nova Vitória, e foi registrado por uma câmera de segurança.

há 9 minutos

Eleições 2026

TRE-AM lança cartilha com regras da propaganda eleitoral para as Eleições 2026; veja o que muda

Material reúne orientações sobre propaganda, registro de candidaturas e prestação de contas para partidos, candidatos e federações.

há 25 minutos

Polícia

Casal confessa assassinato de homem após discussão e rouba moto da vítima no Amazonas

Suspeitos de 27 e 24 anos foram presos em Humaitá após serem encontrados fugindo pela BR-319 com a motocicleta de Edmar Martins Pinheiro.

há 33 minutos

Política

Ministro do STF, Flávio Dino determina nova eleição para presidência da ALE-AM

Magistrado determina aplicação das regras da Câmara dos Deputados para preencher a vaga na Presidência da Casa.

há 47 minutos

Amazonas

Ex-prefeito de Japurá é cobrado a devolver quase R$1 milhão aos cofres públicos

TCE-AM concedeu prazo de 30 dias para que Raimundo Guedes devolva recursos apontados em Tomada de Contas Especial.

há 49 minutos