O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Mais de 400 quilos de carne que apresentavam riscos à saúde pública são apreendidos em Manaus

Operação Abatedouro Clandestino fiscalizou instalações precárias de estabelecimentos da capital.

Por Natan AMPOST

07/12/2021 às 19:01

Redação AM POST

Ao longo da manhã desta terça-feira (07/12), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), deflagou a Operação Abatedouro Clandestino, e apreendeu mais de 400 quilos de produtos que apresentavam riscos à saúde pública, dentre eles carnes de frango, bovina e miúdos.

PUBLICIDADE

A ação, que teve a parceria da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), foi deflagrada com o objetivo de fiscalizar instalações precárias de abatedouros da capital.

De acordo do delegado Eduardo Paixão, titular da Decon, as equipes dos órgãos flagraram um estabelecimento clandestino na rua 8, bairro Alvorada, na zona centro-oeste, com infrações sanitárias graves, alimentos sem identificação de procedência, que ofereciam verdadeiro risco à saúde dos consumidores, pois desrespeitavam a legislação sanitária vigente.

“A operação decorreu na apuração de denúncias de consumidores e vizinhos contra instalações sanitárias precárias em abatedouro de animais clandestinos de Manaus”, explicou o delegado.

PUBLICIDADE

Apreensões – Conforme a autoridade policial, foram apreendidos mais de 400 kg de produtos que apresentavam riscos à saúde pública, dentre eles carnes de frango, bovina e miúdos. O titular alertou, também, sobre o perigo da venda clandestina e, posteriormente, a possível ingestão desses alimentos sem registro sanitário.

“O alimento é essencial para a vida, mas sem procedência e impróprio para o consumo, ele se torna um veneno porque produz toxinas, que causam desde mal-estar momentâneo, duradouro ou prolongado com efeito para o resto da vida, e até mesmo a morte, por isso, não tivemos outra alternativa, senão agir em conjunto, autuando o abatedouro, lacrando o estabelecimento e apreendendo esses produtos”, ressaltou Paixão.

PUBLICIDADE

Procedimentos – A empresa clandestina foi autuada pelas infrações sanitárias flagradas e os proprietários responderão a um Inquérito Policial (IP) pelos crimes contra as relações de consumo, contra o consumidor e contra a saúde pública.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Justiça decreta prisão preventiva de envolvidos na tentativa de compra de bebê em Manacapuru

Decisão judicial atende recurso do MPAM e reforça gravidade do crime.

há 4 minutos

Brasil

Toffoli anula atos da Lava Jato contra Alberto Youssef e aponta parcialidade de Sergio Moro

Ainda de acordo com o magistrado, o ex-juiz e os procuradores de Curitiba “desrespeitaram o devido processo legal.

há 12 minutos

Amazonas

TCE-AM emite alertas fiscais a prefeituras do interior por omissão de dados orçamentários

Os documentos são essenciais para garantir a transparência na gestão dos recursos públicos municipais.

há 35 minutos

Manaus

Manaus poderá ampliar em 41 km sua rede de transporte coletivo até 2054

ses dados constam no Boletim Informativo nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU).

há 40 minutos