Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mais de 800 pessoas fizeram provas para residência do TCE-AM

O certame aconteceu na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA)

Por Hugo Guimarães

05/06/2023 às 08:23 - Atualizado em 05/06/2023 às 09:06

Oitocentos e noventa e oito candidatos – de um total de 1.361 candidatos – fizeram as provas do Processo Seletivo para Residência Jurídica e Contábil do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) com 30 vagas, sendo 20 para a área de direito e dez para contabilidade. O certame aconteceu na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). A abstenção foi de 34% (463 candidatos).

Presente na abertura dos portões, o coordenador da Escola de Contas Públicas (ECP), conselheiro Mario de Mello, comentou sobre a realização do processo seletivo e desejou boa sorte aos candidatos nas 38 salas.

“Mais uma vez o Tribunal de Contas age de forma pioneira ao realizar esse processo seletivo, demonstrando, cada vez mais, o compromisso que temos com a excelência na realização dos nossos trabalhos. Desejo boa sorte aos candidatos e destaco o valor dessa oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Que este dia de prova seja o início de uma trajetória brilhante em suas carreiras e que será muito bem aproveitada na Corte de Contas amazonense”, destacou o conselheiro.

Abertos às 7h, os portões permaneceram assim até o horário determinado no edital para o fechamento, pontualmente às 8h. Já nas salas de aula, os candidatos receberam as últimas orientações e tiveram autorização para iniciar as provas às 8h30.

PUBLICIDADE

Ao todo, os candidatos tiveram 4 horas exclusivas para a realização das questões que avaliam seus conhecimentos e habilidades nas respectivas áreas de atuação, seja jurídica, com 20 vagas disponíveis, ou contábil, que terá dez vagas disponíveis.

Inclusão

Ao todo, 38 salas da EST foram utilizadas para a realização das provas. Devido a uma alta quantidade de Pessoas Com Deficiência (PcD) inscritos, a comissão de realização do certame separou cinco salas adaptadas para os candidatos, inclusive com a participação de fiscais que podem auxiliar na realização da prova, com leitura falada para deficientes visuais, entre outros.

Expectativa

PUBLICIDADE

Antes mesmo de entrar na sala onde viria a realizar a prova, Larissa Alves, 28 anos, comentou sobre o período de preparação e estudo.

“Realizei minha rotina de estudos de forma satisfatória, então estou com uma boa expectativa de desempenho, espero apenas que o nervosismo não atrapalhe”, comentou.

De forma semelhante, Lucas Almeida, 27 anos, que concorre a uma vaga na área contábil, afirmou sobre a expectativa da aprovação.

“Espero muito ser aprovado e poder participar da residência no Tribunal de Contas, que é um dos órgãos mais bem comentados em termos de condições e estrutura para trabalho. Agora é fazer uma boa prova para que isso [aprovação] seja possível”, disse.

PUBLICIDADE

Abstenções

Conforme levantamento da comissão de realização do certame, dos 1.361 inscritos, 463 estiveram ausentes, o que representa uma abstenção de 34%.

Pioneirismo e referência

Para o diretor jurídico do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e idealizador do certame, Daniel Gerhard, todo o processo de realização do processo seletivo foi um sucesso.

PUBLICIDADE

“Nossa principal missão era oferecer um acolhimento aos candidatos e garantir a legalidade do certame. Um exemplo disso foi a parceria junto à Assembleia Legislativa, inclusive com a criação e aprovação de um antepeojeto de lei, criação de resolução interna específica para o processo seletivo e, com o apoio do conselheiro-presudente Erico Desterro, conseguimos chegar a um valor recorde da bolsa-auxilio aos aprovados de R$ 3 mil, até mesmo para que possamos atrair os melhores residentes do estado” comentou.

Conforme a diretora-geral da Escola de Contas Públicas, Solange Ribeiro, toda a realização do certame, do início ao fim, foi feita com os próprios servidores da Corte de Contas, treinados nas dependências e pela equipe da ECP.

“A Escola de Contas teve toda uma preocupação de treinar os seus servidores, repassando todas as orientações para que nós pudéssemos realizar o processo seletivo de forma segura, tranquila e transparente, o que foi alcançado com sucesso, prova disso é que o certame está correndo com a maior normalidade”, disse.

Os aprovados terão direito a uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3 mil, durante a duração mínima de 24 meses, podendo ser renovada por mais 12 meses.

As atividades práticas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino ou vespertino, com uma carga horária diária de cinco horas.

O resultado preliminar das provas objetivas devem ser publicados no dia 20 de junho. Já o resultado final do certame será publicado no dia 03 de agosto. Todos os resultados serão divulgados via Diário Oficial Eletrônico (DOE) e pelo site e redes sociais do TCE-AM.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Menino de 3 anos morre após ser espancado e abusado pelo pai e madrasta

Gustavo Veloso Feitosa foi encontrado morto na piscina da casa do pai, em Palmas; perícia apontou múltiplas agressões e violência sexual.

há 19 minutos

Segurança aérea

Escândalo na aviação: PF diz que Voepass burlava fiscalização antes da tragédia com 62 mortos

Investigação aponta que companhia ocultava falhas mecânicas, pressionava funcionários e mantinha aeronaves em operação mesmo com problemas, segundo a Polícia Federal.

há 22 minutos

Aviação

Terror a bordo: cheiro de combustível provoca pânico e avião retorna a Manaus

Uma aeronave da Rico Linhas Aéreas precisou voltar ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes após apresentar problema técnico poucos minutos depois da decolagem.

há 43 minutos

Manaus

Acidente entre cinco veículos provoca longo engarrafamento na Avenida das Torres, em Manaus

Colisão provocou forte retenção na manhã desta sexta-feira (7), e agentes do IMMU foram enviados ao local para organizar o fluxo.

há 49 minutos

Bastidores da campanha

Crise na reta final: campanha de Lula entra em alerta após casos de Marcola e Lulinha

A poucos dias do início oficial da campanha, aliados monitoram os impactos políticos das investigações envolvendo o filho do presidente e o ex-chefe de gabinete.

há 1 hora