Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus sedia pela primeira vez o Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Evento reúne autoridades e especialistas para debater avanços e desafios da segurança pública, com foco na realidade amazônica.

Por Beatriz Silveira

14/08/2025 às 18:07

Notícias do Amazonas – Na última quarta-feira (13), o Teatro Amazonas, em Manaus, foi palco da abertura do 19º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que pela primeira vez é realizado na capital amazonense. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de diferentes setores ligados à segurança pública.

PUBLICIDADE

Durante seu discurso, o governador Wilson Lima (União Brasil) destacou os avanços obtidos no combate à criminalidade a partir do investimento em tecnologia, citando como exemplo o sistema inteligente de videomonitoramento Paredão, que realiza reconhecimento facial de suspeitos e leitura de placas de veículos envolvidos em crimes.

Segundo o governador, o impacto do Paredão é evidente: “Em 2011, Manaus registrou 5.957 veículos roubados ou furtados, uma média de 16 por dia. Em 2024, esse número caiu para uma média de dois por dia”, afirmou.

Leia também: Incêndio devasta casa no bairro Alvorada em Manaus

Outro destaque foi o RecuperaFone, lançado em setembro de 2024 para rastrear e identificar celulares roubados. A ferramenta surgiu em resposta ao fato de Manaus liderar o ranking nacional de roubo de celulares em 2023, segundo dados do Fórum de Segurança Pública.

PUBLICIDADE

O evento, que prossegue até sexta-feira (15), contará com cerca de 50 atividades simultâneas, abordando desde estratégias estaduais de combate à violência até os desafios específicos da Amazônia.

O diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, ressaltou a importância do encontro como espaço de troca de experiências e busca por soluções conjuntas.

A programação prevê 45 mesas de debate, duas conferências e a participação de mais de 1,3 mil inscritos e 200 especialistas. Um dos temas centrais será a relação entre Segurança Pública e Meio Ambiente, em sintonia com a proximidade da COP-30, marcada para novembro, em Belém.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 4 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 5 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 5 horas

Eleições 2026

Convenção de Omar Aziz registra baixa presença de prefeitos do interior do Amazonas

Evento que oficializou a candidatura do senador ao Governo do Amazonas registrou a ausência de gestores de importantes colégios eleitorais.

há 5 horas

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 6 horas