- Foto: Divulgação
Notícias do Amazonas – O mestre Jair Mendes, um dos maiores nomes do Festival Folclórico de Parintins, faleceu na tarde deste sábado (15/03), em Manaus, onde estava desde novembro de 2024, por questões de saúde.
Conhecido como mestre da cultura popular, o artista contribuiu de forma fundamental para a transformação do Boi-Bumbá de Parintins, ao inserir, ainda na década de 70, alegorias com movimentos reais nas apresentações de Caprichoso e Garantido.
PUBLICIDADE
Jair Mendes foi responsável por influenciar artistas de todas as gerações do festival e contribuiu com o seu talento e de dedicação para o crescimento da festa popular, que ganhou o mundo desde então.
“Grande perda para a cultura do Amazonas! Lamentamos profundamente a morte do mestre Jair Mendes, artista que revolucionou o Festival de Parintins. Aos familiares e amigos, minha solidariedade e orações. Que Deus receba o mestre Jair com glórias!”, lamentou o governador Wilson Lima.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do artista.
PUBLICIDADE
Nas redes sociais os bois bumbás Garantido e Caprichoso emitiram notas relatando a perda do artista e prestando homenagens.
“Seu compromisso e amor pela arte e pela cultura ficarão eternizados em nossa história”, escreveu a equipe do boi Garantido nas redes.
PUBLICIDADE
View this post on InstagramPUBLICIDADE