A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Mídia nacional destaca atuação da Aleam na abertura de nova matriz econômica no Estado

Foi destaque na aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 153/2020 de autoria do presidente da Casa, Josué Neto, que disciplina a exploração de gás natural no Estado.

Por Hugo Guimarães

14/04/2020 às 14:06 - Atualizado em 14/04/2020 às 15:57

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa do Amazonas foi destaque da coluna Broadcast do jornal O Estado de São Paulo nesta terça-feira, 14, pela iniciativa de incluir o Amazonas no mercado nacional de gás natural, abrindo assim uma nova matriz econômica para a região. O “Estadão” destacou a atuação da Aleam, na aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 153/2020 de autoria do presidente da Casa, Josué Neto (PRTB), que disciplina a exploração de gás natural no Estado, desencadeando a geração de energia elétrica mais barata e insumo para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O texto projeta a Aleam como a responsável pela abertura da nova matriz econômica, acrescentando alternativas à economia estadual que atualmente é fundamentada na Zona Franca de Manaus (ZFM) e que há décadas luta para conciliar outra possibilidade de criação de emprego e renda ao modelo.

A proposta, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto, foi aprovada na última quinta-feira (8), durante votação virtual da Casa Legislativa e aguarda sanção do Poder Executivo para entrar em vigor no Estado.

Além de baratear os custos da geração de energia elétrica e da comercialização do gás natural, pelo menos 17 cidades do Amazonas serão beneficiadas diretamente com a exploração do gás natural, incluindo Manaus.

De acordo com a coluna Broadcast, o Governo do Estado recebeu uma carta do Fórum da Indústria solicitando a sanção da proposta.

PUBLICIDADE

Para saber mais sobre a matéria: “Amazonas entra no novo mercado de gás com proposta aprovada pela Assembleia”, acesse o link:

https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/amazonas-entra-no-novo-mercado-de-gas-com-proposta-aprovada-na-assembleia/

* Com informações da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

CMM publica lista de aprovados e concurso avança para próximas etapas em Manaus

Publicação do extrato no Diário Oficial marca nova etapa do concurso público da Câmara de Manaus.

há 15 segundos

Brasil

STF derruba idade mínima para aposentadoria especial e beneficia trabalhadores expostos a riscos

Corte entendeu que exigir idade mínima contrariava o objetivo da aposentadoria especial, criada para proteger profissionais submetidos a condições prejudiciais à saúde.

há 37 minutos

Amazonas

Amazonas amplia oferta do Implanon e leva método contraceptivo para o interior do estado

Mais de 14 mil implantes já foram distribuídos e profissionais da saúde recebem capacitação para ampliar a oferta do método nos municípios do interior.

há 59 minutos

Manaus

Vai ao Festival de Parintins? Confira como está a procura por passagens de barco

A contagem regressiva para o Festival de Parintins 2026 já começou a impactar o setor de transporte fluvial no Amazonas.

há 1 hora

Polícia

Suspeito de matar comerciante e participar de assalto ao Musa é preso pela Rocam em Manaus

Investigado foi detido após tentar fugir da polícia e também é apontado como integrante do grupo responsável pelo assalto que aterrorizou visitantes do Museu da Amazônia.

há 2 horas