Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministério Público investiga incêndio próximo ao Porto de Japurá, no Amazonas

Instituição instaurou procedimento administrativo para apurar causas de acidente e possíveis danos ambientais.

Por Jhon Lobato

22/10/2024 às 14:18

Notícias do Amazonas – Em resposta à explosão ocorrida no Porto de Japurá, na última semana, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) determinou uma série de medidas preliminares para investigar o incidente. Entre as ações realizadas pela promotoria de Justiça local, está o envio de ofícios à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Japurá, solicitando informações sobre o registro do acidente, medidas adotadas, local do incêndio, situação de licenciamento ambiental do posto de combustível fluvial envolvido, lista de postos licenciados e relatório sobre os impactos ambientais.

PUBLICIDADE

Além disso, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foram acionados para fornecer detalhes sobre o atendimento da ocorrência, conduzir uma vistoria do local e levantar informações sobre feridos, danos materiais e ambientais, medidas emergenciais adotadas e a lista de postos licenciados. Outros órgãos também foram oficiados, incluindo a Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, que deverá informar sobre a autorização e fiscalização do posto de combustível fluvial, em conformidade com normas de segurança e medidas adotadas no local do acidente.

Por fim, a Delegacia de Polícia de Japurá foi solicitada a informar sobre a instauração de procedimento investigativo, e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deverá encaminhar informações sobre a regularidade do posto de combustível fluvial, fiscalizações anteriores e o relatório técnico sobre segurança operacional e licenças. As diligências têm prazo de 10 dias para serem cumpridas, após o qual os autos serão analisados.

A promotora de Justiça Emiliana do Carmo Silva, autora do procedimento, enfatizou a importância de uma resposta rápida e eficaz para garantir a segurança da população e a proteção do meio ambiente. “Até o presente momento, não se sabe ao certo o local onde se iniciou o incêndio. Informações preliminares deram conta de que o início foi em um posto de combustível fluvial; portanto nos resta averiguar, inclusive, se o referido posto funcionava em condições regulares. É urgente esclarecermos quais medidas de contenção e mitigação dos possíveis danos ambientais causados estão sendo adotadas e apurar, especialmente, se houve vazamento de combustível no rio”, explicou.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

PRF apreende mais de 1 tonelada de drogas escondida em fundo falso de caminhão na BR-364

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

há 3 horas

Política

David Almeida rebate acusação de Marcos Rotta: “Não tem punhalada; o Avante não tem candidato ao Senado”

Candidato ao Governo do Amazonas afirma que Avante não tem candidato ao Senado e diz que apoio a Braga partiu do prefeito de Manaus.

há 5 horas

Manaus

Justiça manda monitorar com tornozeleira homem investigado por perseguir estudante em Manaus

Investigado por stalking está proibido de se aproximar da jovem, de familiares e testemunhas.

há 5 horas

Política

David Almeida confirma participação no primeiro debate para o Governo do Amazonas na Band

Candidato do Avante estará no debate neste domingo (9), com transmissão pela TV, rádio, BandPlay e YouTube.

há 5 horas