A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ministério Público investiga portal que chamou vereadora de Maués de ‘macaca’

Investigação foi aberta após a parlamentar ser alvo de postagens ofensivas nas redes sociais.

Por Jonas Souza

14/05/2025 às 14:39 - Atualizado em 14/05/2025 às 16:05

Notícias do Amazonas – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou procedimento para apurar possíveis crimes de racismo e injúria racial cometidos contra a vereadora Carla Leite (PSD), do município de Maués. A investigação foi aberta após a parlamentar ser alvo de postagens ofensivas nas redes sociais, incluindo comparações com um chimpanzé, publicadas pelo perfil “Portal Mundurucania Falante”, hospedado no Facebook.

PUBLICIDADE

Leia mais: Amazonas energia é cobrada a explicar apagões em 11 comunidades rurais de Anori

O caso foi formalmente denunciado pelo deputado estadual Ednailson Rozenha (PMB) e pelo vereador Paulo Rodrigo (Republicanos), com o apoio de outros parlamentares da cidade. Segundo os denunciantes, os ataques começaram após um discurso da vereadora na tribuna da Câmara Municipal.

Além das publicações iniciais, a Promotoria também apura a suposta participação de um servidor público municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que teria reiterado as ofensas em novas postagens, contribuindo para a disseminação do conteúdo discriminatório em grupos e páginas locais.

Como primeira medida, o promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros determinou o envio de ofício à Delegacia de Polícia de Maués. A unidade tem o prazo de 20 dias para informar se já foi instaurado inquérito policial e, em caso afirmativo, deverá encaminhar ao MP cópias das diligências realizadas até o momento.

“O Ministério Público está atento e atuante no enfrentamento a todas as formas de discriminação racial, garantindo que casos dessa natureza sejam tratados com absoluta prioridade e seriedade”, afirmou o promotor.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

STF determina que TJAM reavalie cobrança de antiga gratificação de servidores do Amazonas

Ministro Gilmar Mendes anulou decisão que autorizava a continuidade da cobrança de parcelas retroativas da Gratificação de Atividade Industrial (GAI). Caso deverá ser analisado novamente pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.

há 43 segundos

Parintins 2026

Garantido encerra participação no Festival de Parintins com espetáculo inspirado na Terra Encantada

Boi vermelho levou à arena o tema “Parintins, Terra Encantada”, exaltou a cultura amazônica e marcou a despedida histórica de Isabelle Nogueira como Cunhã-Poranga.

há 11 minutos

Amazonas

Vídeo: Princípio de incêndio atinge alegoria do Garantido durante última apresentação no Festival de Parintins

Chamas foram controladas rapidamente por um bombeiro civil e o espetáculo do boi vermelho seguiu sem interrupções no Bumbódromo.

há 21 minutos

Parintins

Festival de Parintins 2026: Caprichoso encerra apresentações exaltando a identidade e a resistência dos povos da Amazônia

Na última noite do festival, boi azul levou à arena o espetáculo “Norte Brasil – Chão de Bravos”, reunindo lendas amazônicas, tradições populares, rituais indígenas e homenagens marcantes.

há 29 minutos

TRÂNSITO EM MANAUS

Manaus terá 17 novos radares eletrônicos a partir de 13 de julho; veja onde serão instalados

Equipamentos vão fiscalizar avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e, em um dos pontos, a circulação irregular de veículos pesados.

há 31 minutos