A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ministério Público pede que festa de aniversário de Manacapuru seja impedida

O evento prevê um público entre 500 e 700 pessoas. Manacapuru possui 3.259 casos confirmados e 129 mortos por Covid-19.

Por Hugo Guimarães

14/07/2020 às 11:11 - Atualizado em 14/07/2020 às 12:04

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ingressou, na noite desta segunda-feira (13/07), com Ação Civil Pública, junto à Justiça de Manacapuru com o objetivo de fazer com que a Prefeitura municipal não realize o evento de aniversário da cidade, marcado para esta quarta-feira (15), no Parque do Ingá, local onde é realizado o festival das cirandas, com previsão de público entre 500 e 700 pessoas. A ACP pede, ainda, que fiquem suspensos todos os eventos públicos e privados que tenham agenda para os próximos 120 dias no município.

Para ajuizar a ação, o MP baseia-se na necessidade de se manter as medidas restritivas de combate à pandemia no município uma vez que, mesmo com a diminuição da curva da doença, Manacapuru está em segundo lugar no ranking de casos confirmados do interior do estado, com 3.259 casos, e em primeiro lugar em número de óbitos, com 129 mortes.

O MPAM argumenta, ainda, que “observam-se ainda que o número de pacientes internados no Hospital de Campanha varia bastante, ou seja, há dias com cerca de 6 pessoas internadas e há outros dias que há entre 13 a 17 pessoas internadas”, de acordo com as informações divulgadas nas redes sociais pela própria Prefeitura.

O evento de aniversário da cidade foi informado da sua realização por representantes municipais aos promotores de Manacapuru, em reunião. Os membros do MP foram contrários à sua realização o que levou os gestores a informar que iriam reavaliar a proposta.

Porém, a prefeitura local passou a divulgar o evento publicamente. Segundo o MP, antes disso, o poder municipal já vinha realizando atividades em locais públicos, como competições esportivas, causando aglomerações e descumprindo os seus próprios decretos visando medidas de combate à proliferação do vírus.

PUBLICIDADE

“Além disso, no dia 10.07.2020, após a realização indevida de alguns eventos públicos, o Executivo Municipal, por meio do Decreto 3774 alterou o Decreto n. 3770 para permitir a realização de ventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Manacapuru, relativos aos festejos do aniversário da cidade. Causa estranheza o decreto em questão “legitimar” eventos públicos que já tinham ocorrido em contrariedade ao Decreto 3705 e autorizar a realização de eventos referentes aos festejos do aniversário da cidade, uma vez que vão de encontro com as medidas preventivas até então adotadas pela Administração Municipal e expõe a população ao risco de um novo surto de casos de covid-19, conforme alertado pelos Promotores de Justiça em reunião”, diz trecho da ACP.

Assinam a Ação Civil Pública os promotores das 3 promotorias de Justiça de Manacapuru: João Guimarães Netto, Sarah Clarissa Leão e Fabrício Santos Almeida.

*Com informações da assessoria.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Pará

Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

Declaração foi feita durante negociação para liberar a BR-422, bloqueada por indígenas da etnia Assurini em reivindicação ligada ao DNIT.

há 16 minutos

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 48 minutos

Amazonas

Lula confirma que não vai ao Festival de Parintins 2026 e envia mensagem aos torcedores de Caprichoso e Garantido

Presidente gravou um vídeo para o povo amazonense, elogiou o Festival Folclórico de Parintins e afirmou que seu “coração estará” na festa.

há 52 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior anuncia ajuda humanitária à Venezuela e relembra apoio durante a crise do oxigênio na pandemia em Manaus 

Prefeito Renato Junior mobiliza força-tarefa com alimentos, água, medicamentos e colchões para atender vítimas da tragédia.

há 1 hora

Mundo

Bebê recém-nascido é encontrado vivo após ficar 32 horas sob escombros de terremoto na Venezuela

Recém-nascido foi resgatado junto com a mãe em La Guaira, um dos estados mais atingidos pelos terremotos que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

há 1 hora