Notícias de Manaus – A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, visitou o terreno da Casa da Mulher Brasileira em Manaus, nesta sexta-feira (20), e lançou o Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios. Em sua fala, Cida ressaltou a necessidade de uma mobilização ampla.
“A mobilização do feminicídio zero é para que toda a sociedade brasileira se envolva no debate sobre a questão da violência contra as mulheres. A cada 6 horas, uma mulher é vítima de feminicídio e a cada seis minutos, uma menina ou uma mulher é estuprada no Brasil”, disse.
PUBLICIDADE
A ministra destacou a importância de políticas públicas concretas e de um esforço coletivo, afirmando que “não podemos achar que só o poder público e o poder judiciário vão dar conta de acabar com a pandemia chamada violência contra as mulheres”. Ela enfatizou que a informação é crucial para a prevenção, pedindo que a imprensa ajude a divulgar canais de denúncia, como o 180 e 190.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, também participou do evento e falou sobre a integração das ações estaduais. “O que temos feito aqui no estado é uma ação integrada de todas as secretarias”. Ele mencionou que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc) e a Secretaria de Assistência Social (Seas) estão trabalhando em conjunto para capacitar mulheres e proporcionar o acolhimento necessário no momento da denúncia.
Cida Gonçalves e Wilson Lima destacaram o compromisso de entregar a Casa da Mulher até 7 de agosto de 2025, data que comemora a Lei Maria da Penha. O espaço será um importante ponto de apoio para as mulheres, com recursos provenientes de emendas da bancada do Amazonas e contrapartidas do Estado.
PUBLICIDADE
Na quinta-feira (19), a ministra participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o lançamento da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero. O evento contou com a adesão dos grupos Boi Garantido e Boi Caprichoso à carta-compromisso da campanha.
PUBLICIDADE
Governador Wilson Lima anuncia Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios
PUBLICIDADE
Posted by AM POST on Friday, September 20, 2024
Redação AM POST