A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ministro do STF decide manter Roberto Cidade na presidência da Aleam

A decisão foi proferida nesta terça-feira (11) e considerou a ação “prejudicada”.

Por Natan AMPOST

11/03/2025 às 19:21 - Atualizado em 11/03/2025 às 20:21

Notícias do Amazonas – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, decidiu extinguir a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo partido Novo contra a reeleição do deputado estadual Roberto Cidade (UB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A decisão foi proferida nesta terça-feira (11) e considerou a ação “prejudicada”.

PUBLICIDADE

Leia documento: ADI 7713 – Decisao

Na sentença, Zanin afirmou: “verifico estar prejudicada a presente Ação Direta de Inconstitucionalidade e, por essa razão, julgo extinto o processo sem resolução do mérito, nos termos do art. 21, IX, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal”. Dessa forma, a contestação do partido Novo contra a reeleição de Cidade não teve avanço na Corte.

A recondução do deputado ao cargo ocorreu em outubro do ano passado, quando os parlamentares estaduais decidiram, por meio de uma mudança na Constituição da Casa, permitir que o presidente da Aleam pudesse concorrer a um terceiro mandato consecutivo. A posse oficial da nova Mesa Diretora aconteceu no mês passado, consolidando a continuidade da gestão de Cidade.

O partido Novo ingressou com a ADI no STF questionando justamente essa alteração na Constituição Estadual, argumentando que a reeleição de Cidade feria princípios democráticos. No entanto, com a decisão de Zanin, a discussão não terá continuidade na Suprema Corte.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Família chora sobre corpo de homem morto a tiros na Zona Oeste de Manaus

Fagner Gomes de Oliveira, de 35 anos, morreu no local após ser atingido por diversos disparos de arma de fogo.

há 1 hora

Manaus

Descaso deixa dezenas de bairros sem água em Manaus em pleno domingo

Falha no abastecimento atinge diversas regiões da capital e gera reclamações de moradores sobre recorrência do problema..

há 2 horas

Polícia

Suspeita de golpe contra idosos é capturada por moradores em Itacoatiara

Caso terminou com intervenção de populares no interior do Amazonas; marido da mulher foi espancado durante a ocorrência.

há 2 horas

Brasil

Filha de vice-presidente do Tribunal de Contas é encontrada morta

Caso ocorreu em Minas Gerais e é investigado pela polícia; circunstâncias da morte ainda não foram detalhadas.

há 4 horas

Mundo

Irã lança mísseis contra Israel e ameaça reacender conflito no Oriente Médio

Ataque ocorreu após ofensiva israelense em Beirute e elevou o nível de alerta na região; Teerã também voltou a ameaçar bases dos Estados Unidos.

há 5 horas