
Foto: Reprodução/Instagram
Notícias do Amazonas – A Polícia Federal inaugurou, nesta terça-feira (17), o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus. A cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de autoridades como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Localizado na sede da PF na Rua Jurema, bairro Dom Pedro, o centro representa uma das principais entregas do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) do Governo Federal. A nova estrutura tem como objetivo reforçar o enfrentamento aos crimes transnacionais que afetam a região amazônica, como o tráfico de drogas, armas, contrabando e crimes ambientais.
PUBLICIDADE
O CCPI Amazônia foi idealizado a partir dos compromissos firmados na Carta de Belém, documento assinado por representantes de países da Pan-Amazônia e estados da Amazônia Legal. O centro atuará como um ponto de integração entre forças de segurança nacionais e internacionais, facilitando o intercâmbio de informações e a cooperação entre polícias dos países que compartilham a região.
Com estrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta, o centro foi viabilizado por meio de parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), utilizando recursos do Fundo Amazônia.
PUBLICIDADE
A expectativa do governo é que a nova unidade amplifique a capacidade de monitoramento, resposta e investigação de crimes ambientais e organizações criminosas que atuam na floresta. O ministro Lewandowski destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Brasil com a preservação ambiental e o combate ao crime organizado transnacional.