O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ministro Lewandowski inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus

Unidade da Polícia Federal em Manaus integrará forças de segurança de países da região para enfrentar crimes transnacionais

Por Fernanda Pereira

17/06/2025 às 12:47

Foto: Reprodução/Instagram

Notícias do Amazonas – A Polícia Federal inaugurou, nesta terça-feira (17), o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus. A cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de autoridades como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Localizado na sede da PF na Rua Jurema, bairro Dom Pedro, o centro representa uma das principais entregas do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) do Governo Federal. A nova estrutura tem como objetivo reforçar o enfrentamento aos crimes transnacionais que afetam a região amazônica, como o tráfico de drogas, armas, contrabando e crimes ambientais.

PUBLICIDADE

Leia mais: Lula diz que Manaus terá Centro de Cooperação Policial Internacional para combater crimes na Amazônia

O CCPI Amazônia foi idealizado a partir dos compromissos firmados na Carta de Belém, documento assinado por representantes de países da Pan-Amazônia e estados da Amazônia Legal. O centro atuará como um ponto de integração entre forças de segurança nacionais e internacionais, facilitando o intercâmbio de informações e a cooperação entre polícias dos países que compartilham a região.

Com estrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta, o centro foi viabilizado por meio de parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), utilizando recursos do Fundo Amazônia.

PUBLICIDADE

A expectativa do governo é que a nova unidade amplifique a capacidade de monitoramento, resposta e investigação de crimes ambientais e organizações criminosas que atuam na floresta. O ministro Lewandowski destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Brasil com a preservação ambiental e o combate ao crime organizado transnacional.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Presidente da CBF se encontra com Ronaldo nos EUA e diz: ‘Portas estão sempre abertas’

Ronaldo tentou ser candidato à presidência da CBF, mas desistiu em março.

há 1 hora

Polícia

Homem é preso após espancar ex-companheira por não aceitar fim do relacionamento no Amazonas

A agressão ocorreu na presença dos filhos do casal, de apenas 3 e 5 anos de idade.

há 2 horas

Brasil

Congresso cobra STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo Lula

Em documento protocolado no STF, Câmara e Senado acusam o governo Lula de desvirtuar a finalidade regulatória do IOF.

há 3 horas

Brasil

Flávio Bolsonaro responsabiliza Lula por sanções de Trump: “Estou aqui preocupadíssimo”

Senador disse que o Brasil não tem capacidade de negociação com os EUA e defendeu a anistia.

há 3 horas

Brasil

Brasil tem o Judiciário mais caro do mundo, revela levantamento do Tesouro Nacional

Sistema Judiciário consome mais recursos públicos que toda a estrutura de policiamento, bombeiros e sistema prisional somados, segundo dados do Tesouro Nacional.

há 4 horas