Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Moraes será relator de ação do governador do AM contra decreto do IPI dos Concentrados

Magistrado foi foi sorteado como relator da Ação Direta a Inconstitucionalidade protocolada nesta segunda-feira (02).

  • Por AM POST

  • 02/05/2022 às 19:13

  • Leitura em 1 minuto

Redação AM POST

O ministro Alexandre de Moraes foi sorteado como relator da Ação Direta a Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo governador Wilson Lima (UB) nesta segunda-feira (02), contra os efeitos do Decreto Federal nº 11.052, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 28 de abril de 2022, que zerou a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do polo de concentrados e retirou a competitividade das indústrias do setor na Zona Franca de Manaus (ZFM).

PUBLICIDADE

A ADI requer medida cautelar para suspender a redução da alíquota do IPI em relação aos concentrados de refrigerantes produzidos na ZFM. No mérito, pede que o STF declare a inconstitucionalidade parcial do Decreto nº 11.052/2022, vedando sua aplicação aos insumos produzidos pelas indústrias da Zona Franca.

Com 42 páginas, a ADI que questiona o Decreto nº 11.052/2022 elenca uma série de argumentos para demonstrar a importância da preservação da competitividade do polo de concentrados instalado no Amazonas e também a inconstitucionalidade da medida adotada pelo Governo Federal.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias