Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MP-AM fiscaliza escolas em Itamarati por falta de água potável e risco sanitário

A ação do MPAM busca pressionar o poder público a adotar medidas imediatas para melhorar a infraestrutura escolar.

Por Jonas Souza

22/05/2025 às 22:07 - Atualizado em 22/05/2025 às 22:08

Notícias do Amazonas – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) iniciou um procedimento administrativo para fiscalizar as condições sanitárias e de infraestrutura em 12 escolas públicas de Itamarati, sendo oito delas situadas em comunidades indígenas. A iniciativa integra o projeto nacional “Sede de Aprender”, coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que visa garantir um ambiente escolar digno e saudável a crianças e adolescentes.

PUBLICIDADE

Leia mais: Governo Lula anuncia bloqueio de R$ 31,3 bilhões no Orçamento e ajuste no IOF para cumprir meta fiscal de 2025

Segundo dados do Censo Escolar 2024, sistematizados pelo CNMP, todas as 12 unidades escolares de Itamarati estão classificadas como de alto risco em relação ao acesso à água potável e ao saneamento básico. O panorama se repete em outras regiões do Amazonas, que possui quatro escolas em risco extremo e outras 351 em situação de alto risco.

A ação do MPAM busca pressionar o poder público a adotar medidas imediatas para melhorar a infraestrutura escolar e assegurar os direitos fundamentais dos estudantes. Em portaria que formaliza a investigação, a Promotoria de Justiça de Itamarati determinou que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação apresentem, no prazo de 15 dias úteis, informações sobre o abastecimento de água, funcionamento dos banheiros e sistemas de esgotamento sanitário nas escolas.

“É inadmissível que, em pleno século 21, crianças frequentem escolas sem acesso à água potável e saneamento básico. O direito à educação não pode ser dissociado do direito à saúde e à dignidade”, declarou o promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, responsável pelo procedimento.

PUBLICIDADE

Além da coleta de informações formais, o MPAM planeja realizar vistorias presenciais para avaliar diretamente as condições sanitárias das unidades escolares.

Nova Olinda do Norte também está na mira do MPAM

Outro município incluído na primeira etapa do projeto “Sede de Aprender” no Amazonas é Nova Olinda do Norte, onde seis escolas foram identificadas em situação de risco, sendo duas em nível considerado alto.

A promotora Tainá dos Santos Madela informou que, além de enviar ofícios às secretarias municipal e estadual de Educação, também acionou a Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações sobre o monitoramento da qualidade da água e eventuais casos de doenças de veiculação hídrica entre os estudantes.

O MPAM reforça que continuará monitorando de perto as ações do poder público e as condições sanitárias das escolas, visando garantir o acesso de todas as crianças a um ambiente escolar seguro e saudável.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Deolane Bezerra divulga carta escrita na prisão e diz que provará inocência

Influenciadora está presa preventivamente em investigação sobre suposto esquema de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

há 2 horas

Brasil

TRE-AM inicia treinamento de mesários para as Eleições 2026 nesta segunda-feira (3)

Capacitações começam pelo Centro de Convenções Vasco Vasques e seguem até setembro.

há 2 horas

Brasil

Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (31)

Consulta pode ser feita pelo site e aplicativo da Receita Federal.

há 3 horas

Brasil

RN: 11 presos fogem de presídio após abrir túnel por vaso sanitário

Detentos escaparam por um túnel escavado sob a cela e escalaram o muro da unidade prisional.

há 3 horas

Eleições 2026

Chico Preto ganha força para ser vice de Maria do Carmo após mudanças nos bastidores do PL-AM

Ex-deputado estadual passou a figurar entre os principais cotados para compor a chapa ao Governo do Amazonas.

há 3 horas