Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MP-AM instaura procedimento administrativo para investigar poluição sonora em Barreirinha

Procedimento busca coibir o uso irregular de aparelhos sonoros.

Por Jonas Souza

21/03/2025 às 20:44

Notícias do Amazonas – O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Barreirinha, instaurou procedimento administrativo para fiscalizar e coibir o uso abusivo de aparelhos sonoros e acústicos no município. A ação, conduzida pela promotora de Justiça Anne Caroline Amaral de Lima, visa garantir o bem-estar da população diante das crescentes reclamações de poluição sonora.

PUBLICIDADE

Por meio do documento, a promotora de Justiça destaca que a utilização desregrada e abusiva de aparelhos sonoros em festas, bares, restaurantes, veículos automotivos e demais estabelecimentos têm causado importunação ao sossego dos moradores.

Ela reforça que a poluição sonora é considerada uma forma de degradação ambiental, prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar da população, conforme previsto na legislação vigente, que classifica a poluição sonora como prejudicial à saúde quando os níveis de ruído ultrapassam 65 dB (decibéis), conforme a Resolução n° 001/1990 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Entre as ações iniciais determinadas pela promotora está a comunicação da instauração do procedimento ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB), além da expedição de recomendações a indivíduos e estabelecimentos que utilizam aparelhos sonoros de forma irregular.

Também foi determinada a notificação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, das Polícias Militar e Civil para reforçar a fiscalização e coibir práticas abusivas. A promotora ainda solicitou a juntada de registros de denúncias anteriores sobre poluição sonora para embasar a investigação, que seguirá com diligências e novas deliberações.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Michelle Bolsonaro é internada em Brasília após crise de enxaqueca persistente

Ex-primeira-dama informou que está hospitalizada para realizar exames e pode não participar da convenção do PL, que deve oficializar sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 5 minutos

Polícia

Homem é morto a pauladas dentro de casa enquanto dormia na zona Leste de Manaus

 A esposa e os filhos dela são apontados como suspeitos e estão sendo procurados.

há 31 minutos

Amazonas

Governo investe R$ 15,3 milhões em obras de pavimentação em Autazes

Programa Asfalta Amazonas contempla 13 ruas do município com serviços de recapeamento, recuperação viária e sinalização.

há 1 hora

Brasil

Empresa citada em investigação sobre Lulinha mantém contratos de R$ 55,7 milhões com o governo federal

Empresa de tecnologia é mencionada em inquérito da Polícia Federal que apura suposto tráfico de influência.

há 2 horas

Brasil

Viviane batidão sofre acidente de lancha no Pará e cancela show

Cantora e integrantes da equipe estavam a caminho de Cametá quando a embarcação saiu da rota e colidiu com árvores.

há 2 horas