A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

MP-AM investiga desvios milionários na Saúde de Nhamundá e mira gestão da prefeita Marina Pandolfo

Investigações foram publicadas no diário oficial do MP-AM.

Por Jonas Souza

25/04/2025 às 17:29

Notícias de Nhamudá – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) iniciou uma investigação sobre possíveis desvios milionários de recursos destinados à saúde pública no município de Nhamundá. A prefeita Marina Pandolfo está no centro das apurações, que envolvem suspeitas de irregularidades na aplicação de cerca de R$ 40 milhões nos anos de 2021 e 2022.

PUBLICIDADE

A Promotoria de Justiça da Comarca de Nhamundá instaurou dois instrumentos distintos em abril de 2025: um Procedimento Administrativo para acompanhar as políticas públicas de saúde e um Inquérito Civil para apurar a possível malversação de recursos. A promotora de Justiça substituta Ana Carolina Arruda Vasconcelos é responsável por ambas as portarias.

Acompanhamento da Situação Atual:

O Procedimento Administrativo, instaurado pela Portaria nº 2025/0000065054.01PROM_NHA, visa fiscalizar as políticas de saúde em 2025, com foco no Hospital Municipal Coronel Pedro Macedo e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O MPAM requisitou informações sobre o funcionamento das UBSs “Nossa Senhora da Assunção” e “José Evangelista” e solicitou esclarecimentos sobre o andamento das obras do novo Hospital Geral de Nhamundá, que está com apenas 24,81% de conclusão. A promotoria também anexou registros fotográficos de visitas às unidades de saúde.

Suspeita de Desvios de Recursos:

PUBLICIDADE

O Inquérito Civil, instaurado pela Portaria nº 2025/0000064923.01PROM_NHA, apura indícios de irregularidades na aplicação de cerca de R$ 40 milhões em recursos da saúde nos anos de 2021 e 2022. A investigação teve início após uma denúncia anônima que relatou descontrole e falta de transparência nos gastos do Fundo Municipal de Saúde. Segundo a denúncia, grande parte das verbas – R$ 17,3 milhões em 2021 e R$ 16,7 milhões até outubro de 2022 – teve sua aplicação desconhecida, apesar de terem sido destinadas à atenção primária e combate à COVID-19.

A denúncia aponta que R$ 12,2 milhões foram gastos entre agosto e dezembro de 2021, e outros R$ 10,5 milhões entre junho e outubro de 2022, deixando a conta da saúde com apenas R$ 96 mil ao final de outubro de 2022. A então prefeita Raimunda Marina Brito Pandolfo, ordenadora de despesa à época, é o foco da investigação, que busca verificar se houve improbidade administrativa. O MP requisitou cópias dos Relatórios Anuais de Gestão (RAG) e determinou a verificação da prestação de contas nos portais do Ministério da Saúde e do Fundo Nacional de Saúde.

Confira documentos

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Menino de 5 anos morre após se engasgar enquanto comia tapioca em casa

Criança foi socorrida às pressas, mas não resistiu após sofrer parada cardiorrespiratória.

há 30 segundos

Parintins 2026

Bumbódromo fica lotado no último ensaio do Caprichoso antes do Festival de Parintins

Torcida azulada tomou as arquibancadas durante a última preparação do bumbá, que agora entra na contagem regressiva para as três noites de disputa no Festival de Parintins 2026

há 4 minutos

Polícia

Homem é preso por tentar estuprar a própria prima em Manacapuru

Suspeito teria invadido a residência da vítima durante a madrugada e feito ameaças após a agressão.

há 5 minutos

Manaus

Aposta de Manaus acerta sozinha a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,8 milhões

Bilhete simples registrado na capital amazonense garantiu sozinho o prêmio principal do concurso 3.022.

há 10 minutos

Parintins 2026

Brasil x Escócia será transmitido gratuitamente no Panavueiro Fest em Parintins

Espaço também contará com shows, DJs, praça gastronômica e transmissão das apresentações do Festival de Parintins.

há 11 minutos