Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MP-AM investiga negligência com Portal da Transparência pela prefeitura de Barcelos

Há indícios de que a Prefeitura de Barcelos não estaria atualizando de forma adequada o Portal da Transparência.

Por Jonas Souza

24/04/2025 às 19:20

Notícias do Amazonas – Na cidade de Barcelos, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da promotoria de Justiça local, instaurou inquérito civil para apurar uma suposta violação ao princípio da transparência por parte do Poder Executivo Municipal. Segundo o órgão, há indícios de que a Prefeitura de Barcelos não estaria atualizando de forma adequada o Portal da Transparência, em descumprimento à Lei nº 12.527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação (LAI).

PUBLICIDADE

A medida, oficializada pelo promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior, visa assegurar o direito fundamental dos cidadãos ao acesso às informações públicas produzidas ou custodiadas pelo Estado.

“O Ministério Público, como defensor do regime democrático e dos interesses da sociedade, continuará vigilante para que o princípio da publicidade seja respeitado, possibilitando o efetivo controle social dos atos da administração pública e prevenindo possíveis atos de improbidade administrativa”, declarou o promotor Aramis Júnior.

Entre as providências solicitadas estão a realização de uma análise do Portal da Transparência do ente federativo e a emissão de uma recomendação administrativa. O documento foi direcionado ao prefeito de Barcelos, aos secretários municipais e aos dirigentes de fundos e autarquias vinculadas à administração pública local. Eles terão um prazo de 90 dias, a contar do recebimento da notificação, para promover as adequações necessárias, garantindo a divulgação em tempo real das informações de interesse coletivo.

Para o MPAM, o acesso à informação é essencial para o controle social e a prevenção de práticas de improbidade administrativa, sendo um dos pilares do regime democrático. “É necessário consolidar uma cultura administrativa voltada à transparência, principalmente nos municípios, por serem a esfera de governo mais próxima da população”, destaca um dos trechos do documento.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Financiadora de filme sobre Bolsonaro repassou R$ 26 milhões para empresa ligada ao PCC

Entre Investimentos realizou depósitos milionários para a ACX Tecnologia, firma comandada por “laranja” que faturava com venda de pipas.

há 16 minutos

Brasil

Homem pega carro ao fugir de briga e atropela grupo na saída de uma casa de shows

Confusão aconteceu na madrugada de segunda-feira em São Vicente; suspeito disse à polícia que tentou escapar de agressões e temia pela própria vida.

há 18 minutos

Mundo

Fim da trégua: Donald Trump declara fim de acordo com o Irã após nova escalada militar

EUA e Teerã voltam a trocar ataques em massa com mísseis e drones menos de um mês após a assinatura do memorando de cessar-fogo.

há 44 minutos

Polícia

Apreensão pesada: polícia tira mais de 3 toneladas de drogas de circulação em Manaus

Grande quantidade de entorpecentes será apresentada pelo DRCO durante coletiva na Zona Centro-Oeste da capital amazonense.

há 1 hora

Brasil

Fachada bilionária: Sem funcionários, empresa ligada a sancionado pelos EUA movimentou R$ 29 bilhões

Hi Quality, de sócio de Victor Shimada, é acusada pela Polícia Federal de lavar recursos milionários do tráfico internacional de haxixe.

há 1 hora