Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MP-AM investiga ocupação irregular de cargo de agente de licitação em Coari

A medida foi motivada por uma denúncia recebida na Ouvidoria-Geral.

Por Jonas Souza

27/08/2025 às 16:18 - Atualizado em 20/09/2025 às 19:36

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou uma investigação para apurar a ocupação irregular do cargo de agente de licitação por uma servidora comissionada da Prefeitura de Coari. A medida foi motivada por uma denúncia recebida na Ouvidoria-Geral e visa garantir o cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade, moralidade e impessoalidade no município.

PUBLICIDADE

Leia mais: Saiba quem é Luizinho Félix, ex-vereador alvo de atentado a tiros em Iranduba

Segundo o promotor de Justiça Bruno Escórcio Cerqueira Barros, responsável pelo caso, a função de agente de contratação/pregoeiro deve ser exercida exclusivamente por servidores públicos efetivos, conforme determina a Lei nº 14.133/2021, garantindo transparência e segurança jurídica nos processos de licitação.

“A designação de agentes públicos para funções estratégicas, como a condução de licitações, deve respeitar a legislação vigente. Estamos recomendando que a servidora denunciada seja exonerada da função de pregoeira das licitações do município, sob pena de medidas judiciais cabíveis”, declarou o promotor.

A denúncia aponta que a servidora comissionada publicou diversos pregões no portal Licitanet neste ano como pregoeira responsável, conduzindo vários pregões eletrônicos e dois presenciais durante a gestão do ex-prefeito Keitton Pinheiro.

Embasamento legal

A atuação contraria o que estabelece o art. 37 da Constituição Federal e a Lei de Licitações (14.133/2021), que reservam as funções de agente de contratação e pregoeiro a servidores efetivos ou empregados públicos permanentes, enquanto cargos comissionados devem exercer funções de direção, chefia e assessoramento, que demandam menor vínculo de estabilidade.

O MPAM segue acompanhando o caso e deve adotar as medidas cabíveis para assegurar que a Prefeitura de Coari cumpra integralmente a legislação vigente.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Nikolas Ferreira vira alvo da PGR após gravar vídeo fazendo críticas a Lula

Deputado petista acusa o parlamentar do PL de antecipar a disputa eleitoral com um conteúdo divulgado nas redes sociais e pede investigação sobre a origem da produção e da divulgação do material.

há 26 minutos

Acidente de Trânsito

Motociclista é arremessado após forte batida com carro em cruzamento de Manaus; veja o vídeo

Câmera de segurança registrou o momento da colisão entre os veículos no bairro Flores; motociclista sobreviveu ao impacto.

há 26 minutos

Brasil

PF mira familiares de senador Weverton Rocha e advogado Willer Tomaz em investigação de fraude no INSS

Nova etapa da Operação Sem Desconto cumpre 18 mandados de busca e apreensão para apurar suspeitas de lavagem de dinheiro.

há 1 hora

Festival Folclórico

É Campeão! Tira-Prosa conquista o 40º Festival Folclórico de Fonte Boa e leva a torcida vermelha ao delírio

Boi conquistou o título da 40ª edição do festival após levar para a arena um espetáculo inspirado na identidade e na cultura do povo fonteboense.

há 1 hora

Polícia

Delegado da PC/AM desmente fake News e afirma que não há onda de sequestros em Manaus

Guilherme Torres afirma que casos recentes são de desaparecimentos pontuais, muitos já esclarecidos, e pede que a população não compartilhe informações falsas nas redes sociais.

há 2 horas