A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

MP-AM investiga suposta suspensão de passagens aéreas para pacientes em São Gabriel da Cachoeira

Paciente aguardava viagem para exames em Manaus e teria sido informada de que emissão de passagens estava restrita.

Por Jonas Souza

03/06/2026 às 13:48 - Atualizado em 03/06/2026 às 16:26

Resumo

O Ministério Público do Amazonas abriu investigação para apurar denúncias sobre a suspensão indevida de passagens aéreas destinadas a pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em São Gabriel da Cachoeira. Uma moradora relata esperar há mais de cinco meses por atendimento ortopédico e exames em Manaus.

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento preparatório para investigar possíveis irregularidades na concessão de passagens aéreas destinadas a pacientes do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas.

PUBLICIDADE

A apuração teve início após uma denúncia apontar dificuldades enfrentadas por uma paciente que precisava se deslocar para Manaus para realizar exames e consulta médica especializada. Segundo o relato apresentado ao MP, a mulher deveria viajar em junho de 2025 para realizar uma ressonância magnética, mas foi informada de que as passagens aéreas estariam suspensas, sendo liberadas apenas em situações consideradas de risco de morte.

Leia mais: Novo regulamento exige seguro para barcos que operam no transporte hidroviário do Amazonas

Paciente aguarda atendimento há mais de cinco meses

De acordo com a denúncia, além da demora para realizar os exames, a paciente aguarda há mais de cinco meses por avaliação ortopédica especializada. A recomendação médica indicava a necessidade de deslocamento aéreo devido às condições de saúde apresentadas.

O caso levantou preocupação sobre possíveis falhas no acesso ao serviço de TFD, utilizado por pacientes que necessitam realizar tratamentos e consultas médicas fora do município onde residem.

PUBLICIDADE

MP cobra esclarecimentos da prefeitura e da SES-AM

O promotor de Justiça Paulo Alexander dos Santos Beriba informou que o objetivo da investigação é verificar se houve falha na prestação do serviço público e garantir o direito ao atendimento de saúde da população.

Segundo o MPAM, tanto a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira quanto a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) foram notificadas e terão prazo de 10 dias úteis para esclarecer os critérios adotados atualmente para a liberação das passagens aéreas do TFD.

Além disso, os órgãos deverão informar se existe disponibilidade regular de emissão de passagens para pacientes cadastrados no programa.

Denunciante também deverá atualizar situação

O Ministério Público também solicitou que a denunciante informe, dentro do mesmo prazo, se conseguiu realizar os exames de ressonância magnética e a consulta ortopédica em Manaus, além de esclarecer se a situação envolvendo a suspensão das passagens ainda persiste.

Direito à saúde garantido pela Constituição

Na portaria instaurada pelo MPAM, o órgão destaca o artigo 196 da Constituição Federal, que estabelece a saúde como um direito de todos e dever do Estado, garantindo acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.

O procedimento busca assegurar que pacientes do interior do Amazonas não tenham o acesso a tratamentos especializados comprometido por entraves administrativos ou limitações no fornecimento do TFD.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Vidente diz ter previsto terremotos após falhar em previsão de invasão alienígena durante jogo do Brasil

Após repercussão nas redes sociais, Vó Bahiana afirmou que acertou previsões sobre abalos sísmicos no Japão, Venezuela e no Norte do Brasil

há 22 minutos

Polícia

Moto roubada no Pará é recuperada durante operação em Parintins

Veículo foi abandonado pelo condutor ao perceber barreira policial montada pelas forças de segurança.

há 33 minutos

Manaus

Renato Junior discute melhorias no plano de saúde dos servidores municipais

Renato Junior, Manausmed, Hapvida, servidores municipais, saúde, Prefeitura de Manaus, Semad, plano de saúde, assistência médica, Manaus..

há 40 minutos

Amazonas

Saúde mantém 25 unidades de urgência funcionando durante ponto facultativo em Manaus

Rede estadual garante atendimento 24 horas durante o Festival de Parintins.

há 49 minutos

Amazonas

MPAM investiga falta de professores em escolas estaduais de Lábrea

Inquérito busca apurar déficit de docentes e cobrar da Seduc-AM medidas para regularizar o ensino na rede estadual do município

há 49 minutos