Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MP-AM investiga uso de verbas públicas destinadas à educação em Coari

O Conselho Municipal de Educação também foi oficiado para informar sobre sua participação na elaboração das leis.

Por Jonas Souza

23/10/2025 às 18:32

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a gestão orçamentária da educação no município de Coari. A ação, conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Coari, tem como objetivo garantir que os recursos públicos destinados à educação básica sejam aplicados de forma adequada e em conformidade com as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação.

PUBLICIDADE

Leia mais: Isabelle Nogueira rebate Silas Câmara sobre possível filiação dela ao Republicanos; confira

O procedimento, assinado pelo promotor de Justiça Bruno Escórcio Cerqueira Barros, abrange o acompanhamento do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A iniciativa busca assegurar que as dotações orçamentárias estejam alinhadas às diretrizes do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) e às obrigações constitucionais do poder público na oferta de uma educação básica de qualidade.

“O procedimento foi instaurado a partir da última Correição de Direitos Fundamentais no MPAM. Ele tem como objetivo acompanhar a aplicação dos recursos da educação em Coari, garantindo que sejam usados de forma correta e eficiente. Na prática, é uma forma de o Ministério Público fortalecer o controle e a transparência na gestão do ensino público”, afirmou o promotor Bruno Escórcio.

Como parte das medidas, o MPAM solicitou à Prefeitura Municipal de Coari, por meio das Secretarias de Planejamento e de Educação, cópias das propostas e minutas orçamentárias para o exercício de 2026, além de relatórios técnicos e demonstrativos de despesas vinculadas à área da educação.

O Conselho Municipal de Educação também foi oficiado para informar sobre sua participação na elaboração das leis orçamentárias e no acompanhamento da execução das metas do Plano Municipal de Educação. Já o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi cientificado da medida, considerando a ligação direta entre as políticas educacionais e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Com a iniciativa, o MPAM reforça o compromisso com a transparência, o controle social e a efetividade das políticas públicas educacionais em Coari, contribuindo para a melhoria da gestão e da qualidade do ensino no município.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Política

‘Renegou o mito’: Plínio Valério diz na cara dos eleitores da direita que nunca foi bolsonarista 

Apesar da recusa ao rótulo, a pré-campanha para 2026 o coloca para disputar parte do eleitorado conservador que costuma apoiar Bolsonaro.

há 2 minutos

Manaus

Máscaras comuns não protegem contra estireno; saiba como agir em caso de exposição ao gás em Manaus

Especialistas alertam que não existe antídoto para a substância e orientam a população sobre os cuidados necessários após o vazamento registrado no Distrito Industrial.

há 14 minutos

Manaus

Fissuras são identificadas no tanque que vazou gás estireno por Manaus nos últimos dias

Inspeção com câmeras térmicas confirmou rachaduras na estrutura e a continuidade do vazamento de gás estireno no Polo Industrial de Manaus.

há 19 minutos

Brasil

PF prepara esquema de R$ 95 milhões para proteger candidatos à Presidência nas eleições de 2026

Operação da Polícia Federal terá até 458 servidores, veículos blindados, reconhecimento facial e tecnologia contra drones durante campanha.

há 21 minutos

Manaus

Prefeitura multa novamente empresa Innova em quase R$ 10 milhões por vazamento de gás estireno em Manaus

Prefeitura identificou fissuras no tanque com auxílio de drones equipados com câmeras térmicas.

há 44 minutos