Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MP-AM obtém sentença a favor do concurso da Guarda Municipal em Tefé

Prazo para realização do certame é de até 120 dias após período de levantamento de vagas

Por Hugo Guimarães

28/02/2024 às 14:28

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tefé, obteve, na última quinta-feira, 22, sentença favorável da Justiça para realização do concurso público de Guardas Municipais em Tefé, após Ação Civil Pública (ACP), movida em setembro de 2023. Atualmente, o Município conta com 188 guardas temporários que serão desligados de suas funções ao final do certame, conforme determina a sentença.

PUBLICIDADE

“Considerando o total descumprimento do regramento constitucional referente ao concurso público, já que o Município dispõe, atualmente, de 188 guardas-civis temporários – carreira que integra as forças de segurança pública, conforme recente precedente do STF -, o Ministério Público propôs Ação Civil Pública (ACP). Decorrido regularmente a instrução processual, o pleito ministerial foi julgado procedente, com a condenação do Município”, explicou o Promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire.

A sentença exige que, no prazo de 120 dias, o município apresente um levantamento do número necessário de guardas municipais, frente à realidade local, bem como promova inclusão na legislação orçamentária do ano subsequente de rubrica para deflagração de concurso público, observada a quantidade de vagas do levantamento.

Após esse levantamento, o prazo máximo para a realização do certame também é de 120 dias. Já a contratação dos aprovados foi determinado um prazo máximo de 90 dias, sendo destacado ainda que o certame não deve perdurar por mais de 180 dias.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Decisão do STF

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar uso de vídeo com IA em convenção do PL

Ministro quer saber se ex-presidente autorizou o uso de sua imagem e voz em conteúdo exibido durante evento partidário; decisão pode ter reflexos judiciais e eleitorais.

há 14 minutos

PRINCÍPIO DE INCÊNDIO

Botijão de gás pega fogo dentro de apartamento e assusta moradores na Zona Norte de Manaus

Vizinhos arrombaram imóvel após sentirem cheiro de vazamento e usaram extintores para apagar chamas em botija de gás nesta terça-feira (28); ninguém ficou ferido.

há 16 minutos

Sigilo de 100 anos

“O povo não deve saber?”: Governo impõe sigilo de 100 anos sobre visitas recebidas por Daniel Vorcaro na Polícia Federal

Ministério da Justiça negou acesso aos registros com base na proteção de dados pessoais; decisão reacende debate sobre transparência pública.

há 53 minutos

Corrente do bem

Após viralizar ao implorar por celular roubado, jovem ganha aparelho novo com ajuda de internautas em Manaus

Campanha organizada nas redes sociais arrecadou doações por Pix e garantiu um novo celular ao rapaz, que emocionou o país ao dizer que ainda estava pagando o aparelho levado por criminosos.

há 1 hora

Operação da PF

PF aciona Interpol para localizar patrimônio de Daniel Vorcaro no exterior

Pedido foi autorizado pelo ministro André Mendonça, do STF, e faz parte da investigação sobre supostos crimes financeiros envolvendo o Banco Master.

há 2 horas