Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MPAM lança campanha para combater violência durante o Festival de Parintins

Iniciativa reúne órgãos públicos, setor privado e os bois Caprichoso e Garantido para fortalecer a segurança e os direitos humanos durante o evento.

Por Beatriz Silveira

11/06/2026 às 20:09 - Atualizado em 11/06/2026 às 20:16

Lançamento da campanha Diversão Com Respeito do MPAM durante o Festival Folclórico de Parintins

Foto: Divulgação

Resumo

O Ministério Público do Amazonas lançou oficialmente a campanha #DiversãoComRespeito para reforçar a proteção de mulheres, crianças e adolescentes durante o 59º Festival Folclórico de Parintins. A iniciativa reúne órgãos públicos, setor privado e os bois Caprichoso e Garantido em uma rede de prevenção e combate à violência, com ações educativas, ampliação dos canais de denúncia e estratégias para acolher vítimas durante o período de grande movimentação turística na cidade.

Notícias do Amazonas – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (11), a segunda edição da campanha #DiversãoComRespeito, iniciativa voltada à prevenção e ao enfrentamento de casos de violência durante o 59º Festival Folclórico de Parintins.

O lançamento ocorreu na Praça Eduardo Ribeiro, no Centro da Ilha Tupinambarana, reunindo representantes do poder público, setor privado e das associações folclóricas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. A ação tem como foco principal a proteção de mulheres, crianças e adolescentes durante um dos maiores eventos culturais do país.

PUBLICIDADE

Acordo fortalece rede de proteção

Durante o evento, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) envolvendo diversas instituições que atuarão de forma integrada durante o festival.

Leia também: Governador Roberto Cidade suspende decreto e mantém R$ 100 milhões no orçamento da UEA

A proposta é fortalecer a prevenção e garantir respostas rápidas diante de situações como violência contra a mulher, assédio sexual, exploração infantil e outras violações de direitos que possam ocorrer durante o período de intensa movimentação turística em Parintins.

Canais de denúncia serão ampliados

Como parte da campanha, o Ministério Público preparou uma série de ações informativas para facilitar o acesso da população aos canais de atendimento e denúncia.

Materiais informativos contendo QR Codes serão distribuídos em hotéis, restaurantes, bares, embarcações e estabelecimentos comerciais da cidade. A tecnologia permitirá que vítimas ou testemunhas sejam direcionadas diretamente aos canais oficiais de atendimento do MPAM.

A medida busca agilizar o acolhimento e o encaminhamento de denúncias durante o festival.

Vídeos educativos serão exibidos nos currais e no Bumbódromo

Outra frente da campanha envolve a divulgação de vídeos educativos voltados à conscientização do público.

PUBLICIDADE

Os conteúdos serão exibidos durante os últimos ensaios dos bois Caprichoso e Garantido, nas redes sociais das agremiações e também nos telões do Bumbódromo ao longo das três noites de apresentações.

A iniciativa pretende reforçar mensagens de respeito, prevenção e combate à violência para moradores e visitantes.

Autoridades destacam importância da conscientização

A procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, destacou que o fortalecimento da campanha é necessário diante dos desafios relacionados à violência e à proteção de grupos vulneráveis.

Segundo ela, o objetivo é garantir que o Festival de Parintins seja um ambiente de celebração cultural aliado ao respeito e à proteção dos direitos da população.

A ouvidora-geral do MPAM, Sílvia Abdala Tuma, ressaltou que grandes eventos costumam ampliar situações de vulnerabilidade, tornando fundamental a conscientização de moradores e turistas sobre a importância do respeito e da denúncia.

Parceria reúne instituições públicas e privadas

A campanha conta com a participação do Ministério Público, Prefeitura de Parintins, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, além das associações dos bois Caprichoso e Garantido.

Também integram a iniciativa entidades ligadas ao comércio e ao turismo, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel-AM) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Parintins (CDL).

A expectativa é que a mobilização fortaleça a rede de proteção existente no município e contribua para um festival mais seguro para moradores e visitantes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

‘Meu Deus, quem me mandou um corpo?’: vereadora recebe cachorro morto dentro de caixa

Deza Guerriero acreditava ter recebido um presente na Câmara de Novo Hamburgo, mas encontrou o corpo de um animal e denunciou o caso à polícia.

há 5 horas

Brasil

Prouni 2026 abre inscrições para mais de 471 mil bolsas; veja prazo e quem pode participar

Candidatos têm até sexta-feira (10) para concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

há 5 horas

Política

Guerra política entre Mayra Dias e Brena Dianná esquenta às vésperas das eleições após decisão do TCE-AM

Decisão do TCE-AM adiciona um novo capítulo à disputa entre as duas deputadas, que travam uma acirrada batalha pelo eleitorado de Parintins.

há 5 horas

Polícia

Justiça manda soltar investigador preso pela PF em caso de 77 kg de ouro ilegal no Amazonas

Luciano Granjeiro era apontado como “piloto” de viatura usada para transportar ouro durante assalto.

há 6 horas

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 6 horas