Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MPAM recorre após absolvição de quatro PMs acusados de participar de “Fim de Semana Sangrento”, em Manaus

Entre os crimes, cometidos em 2015, estão tentativas de homicídio e associação a grupo de extermínio.

Por Hugo Guimarães

06/03/2025 às 12:18

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) recorreu da decisão da Justiça, que havia absolvido quatro policiais militares acusados de tentativa de homicídio e constituição de milícia privada, durante o chamado “Fim de Semana Sangrento”, entre 17 e 19 de julho de 2015. A sentença foi proferida na última semana pelo juiz de Direito André Luiz Muquy, ocasião em que o MP esteve representado pela dupla de promotores de Justiça Karla Cristina da Silva Reis e Marcos Túlio Pereira Correia Júnior.

PUBLICIDADE

As acusações contra os PMs Dorval Junio Carneiro de Matos, Bruno Cezanne Pereira, Germano da Luz Júnior e Janilson Monteiro da Frota envolviam duas tentativas de homicídio: contra Washington Campos de Sena e Tiago Campos de Sena, em 19 de julho de 2015, alvejados por disparos de arma de fogo na calçada de sua residência; e contra Michael da Rocha Rodgers, alvejado em sua casa, em 10 de outubro de 2015.

“Ao final do julgamento, os jurados entenderam por absolver os acusados das tentativas de homicídio e de constituição de milícia. O Ministério Público, porém, embasado nas provas que apresentou — não apenas na denúncia, mas durante toda a instrução processual — não concordou com o posicionamento dos jurados e já interpôs recurso para ver essa sentença modificada. Reforçamos que não se trata de uma acusação sem embasamento, mas sim formada por todo um conjunto probatório. Agora, vamos esperar os próximos julgamentos e júris referentes a essa operação”, afirmou o promotor Marcos Túlio.

Sobre a operação

A Operação Alcateia foi deflagrada para desmantelar um grupo de extermínio formado por policiais militares, apontado como responsável por uma série de assassinatos que vitimaram mais de 30 pessoas em Manaus, durante um final de semana de 2015. Segundo as investigações, os crimes teriam sido cometidos em retaliação à morte do sargento da Polícia Militar Afonso Camacho Dias, assassinado na tarde de 17 de julho de 2015, no bairro Educandos, zona Sul da capital.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Vídeo mostra ônibus da linha 094 atingindo motociclista em curva na zona leste de Manaus

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no bairro Nova Vitória, e foi registrado por uma câmera de segurança.

há 9 minutos

Eleições 2026

TRE-AM lança cartilha com regras da propaganda eleitoral para as Eleições 2026; veja o que muda

Material reúne orientações sobre propaganda, registro de candidaturas e prestação de contas para partidos, candidatos e federações.

há 25 minutos

Polícia

Casal confessa assassinato de homem após discussão e rouba moto da vítima no Amazonas

Suspeitos de 27 e 24 anos foram presos em Humaitá após serem encontrados fugindo pela BR-319 com a motocicleta de Edmar Martins Pinheiro.

há 33 minutos

Política

Ministro do STF, Flávio Dino determina nova eleição para presidência da ALE-AM

Magistrado determina aplicação das regras da Câmara dos Deputados para preencher a vaga na Presidência da Casa.

há 47 minutos

Amazonas

Ex-prefeito de Japurá é cobrado a devolver quase R$1 milhão aos cofres públicos

TCE-AM concedeu prazo de 30 dias para que Raimundo Guedes devolva recursos apontados em Tomada de Contas Especial.

há 49 minutos