Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MPF inicia fiscalização das Emendas PIX destinadas ao Amazonas

Recursos são enviados aos municípios por meio de emendas da bancada bancada amazonense.

Por Jonas Souza

26/02/2025 às 16:26 - Atualizado em 27/02/2025 às 14:49

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público Federal (MPF) anunciou a instauração de um procedimento para monitorar a transferência e aplicação dos recursos federais provenientes das Emendas PIX nos municípios sob sua jurisdição no Amazonas. A iniciativa visa garantir transparência e rastreabilidade dos valores, além de prevenir eventuais irregularidades.

PUBLICIDADE

Entre os municípios estão:Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 2/2024/MPF/PR/AM/1ºOFÍCIO, publicada em 20 de fevereiro de 2025. De acordo com o documento, a fiscalização será conduzida pela Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM) e abrangerá os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

O MPF-AM fundamenta sua ação na Constituição Federal e em legislações específicas, como a Lei Complementar nº 75/93 e a Lei Federal nº 7.347/1985. Segundo a portaria, cabe ao Ministério Público zelar pelo respeito aos direitos garantidos na Constituição, assegurando a correta aplicação dos recursos públicos.

O procedimento instaurado estará vinculado à 1ª Câmara de Coordenação e Revisão (1CCR), que é responsável pela proteção dos direitos sociais, pelo controle de atos administrativos e pela defesa do patrimônio público. A fiscalização seguirá as diretrizes estabelecidas pelo Manual de Atuação para Fiscalização dos Recursos de Emendas Parlamentares em Saúde, desenvolvido pelo Grupo Saúde Digital da 1CCR.

PUBLICIDADE

Emendas para saúde serão os pincipais alvos

Um dos principais focos do monitoramento das Emendas PIX será a área da saúde. A portaria enfatiza que a Lei 8.080/1990 estabelece a saúde como um direito fundamental, exigindo que o Estado garanta condições adequadas para seu pleno exercício. O Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) e o Protocolo de São Salvador também reforçam essa obrigação.

Entre as ações previstas pelo MPF-AM, estão a verificação da estrutura hospitalar e de insumos, o planejamento e organização dos serviços de saúde, além do acompanhamento da regulação do sistema de saúde, incluindo agentes privados.

O procurador da República Érico Gomes de Souza, responsável pela portaria, determinou providências imediatas para a efetivação da fiscalização. As primeiras medidas incluem: Autuação e registro do procedimento no âmbito da Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM); publicação da portaria para garantir transparência e conhecimento público da iniciativa  e a realização de diligências conforme despacho estabelecido.

Confira documentos na íntegra EMENDAS-PIX-FISCALIZAÇÃO

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Tristeza e dor: saiba quem era a menina de 13 anos morta durante grave acidente de trânsito na BR-174 no Amazonas

Mikaely Vitória da Silva estava em uma motocicleta que colidiu com uma picape; barbeiro de 36 anos também morreu no local.

há 12 minutos

Manaus

Anjo de farda: policial salva bebê engasgado após pedido de socorro de mãe desesperada em Manaus

Mãe da criança procurou ajuda de policiais da 26ª Cicom durante a madrugada. Bebê voltou a respirar após atendimento rápido e foi levado para uma maternidade.

há 47 minutos

Justiça

STF retoma julgamento que pode ampliar alcance da Lei Maria da Penha

Ministros voltam às sessões presenciais após o recesso de julho e analisam processo que discute a aplicação da legislação de proteção às mulheres.

há 49 minutos

Polícia

VÍDEO: Casal é procurado após furtar produtos de drogaria na zona Norte de Manaus

Dupla foi flagrada por câmeras de segurança escondendo mercadorias e deixando o estabelecimento sem efetuar o pagamento.

há 1 hora

Violência Doméstica

VÍDEO: homem faz filho de 1 ano refém após atacar companheira em Coari

Suspeito se trancou no quarto com o bebê e obrigou a polícia a arrombar a porta para resgatar a criança.

há 1 hora