Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MPF requisita instauração de inquérito policial para apurar garimpo ilegal em terra indígena no AM

Denúncias relataram a presença de balsas garimpeiras e ameaças contra comunidade na Terra Indígena Setemã, em Borba

Por Jonas Souza

05/02/2025 às 21:51 - Atualizado em 05/02/2025 às 22:26

  • O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar garimpo ilegal na Terra Indígena Setemã, após denúncias de lideranças indígenas sobre balsas ilegais e ameaças à comunidade.
  • O MPF obteve provas, como vídeos e fotos, comprovando danos ambientais e pediu ações urgentes, incluindo prisão em flagrante dos responsáveis, apreensão ou destruição das balsas e oitiva de testemunhas.
  • As lideranças indígenas relataram falta de fiscalização das autoridades e distanciamento da Funai, destacando a necessidade de apoio para combater o garimpo, prática que é crime e que prejudica a saúde e o meio ambiente nas terras indígenas.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Amazonas – O Ministério Público Federal (MPF) requisitou da Polícia Federal a instauração de inquérito para investigar a atuação de garimpeiros ilegais na Terra Indígena Setemã, em Borba, no Amazonas. Denúncias encaminhadas por lideranças indígenas ao MPF relataram a presença de balsas garimpeiras no Rio Madeira e ameaças contra a comunidade.

PUBLICIDADE

As informações preliminares foram obtidas pelo MPF no curso de procedimento administrativo instaurado pelo 2º Ofício da Amazônia Ocidental, especializado no enfrentamento à mineração ilegal nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. O procedimento acompanha as ações interinstitucionais de prevenção e repressão à exploração ilegal de minérios na região do Rio Madeira. A apuração também inclui o monitoramento dos impactos ambientais e sociais da atividade clandestina, além da análise dos resultados da Operação Prensa, deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2024.

O MPF reuniu provas, incluindo vídeos e fotografias que confirmam a presença das embarcações e o impacto ambiental causado pelo garimpo ilegal. As diligências requisitadas à Polícia Federal envolvem a prisão em flagrante dos responsáveis, a apreensão ou destruição das balsas e a oitiva das lideranças indígenas e demais testemunhas. O MPF enfatizou a urgência da atuação das autoridades, considerando os riscos de conflito e a degradação ambiental em curso.

Lideranças indígenas informaram que a presença das embarcações não autorizadas ocorre anualmente, no entanto, não é reprimida pelas autoridades competentes, seja pela insuficiência de operação ou pela completa ausência dos órgãos fiscalizadores. Além disso, foi mencionado na representação um distanciamento entre a comunidade e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), tanto no sentido logístico quanto de comunicação. Os indígenas ressaltam que a comunidade necessita de apoio das autoridades competentes para coibir a presença de embarcações garimpeiras na TI Setemã, especialmente na Ilha do Jacaré.

Garimpo ilegal – A prática do garimpo ilegal em terras indígenas é crime previsto na legislação ambiental e na Lei nº 8.176/91. A atividade garimpeira compromete a qualidade da água nos territórios indígenas, além de apresentar inúmeros danos à saúde desses povos, especialmente em período de escassez hídrica.

O MPF reforça que qualquer atividade de mineração nessas áreas depende de autorização do Congresso Nacional, conforme determina a Constituição Federal. As autoridades competentes foram notificadas para adoção das medidas cabíveis. O MPF seguirá acompanhando as investigações por meio do procedimento administrativo em andamento, garantindo a proteção dos povos indígenas e do meio ambiente na região.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

STF determina bloqueio de R$ 6,1 milhões em bens de Eduardo Cunha por suspeita sobre emendas

Ministro Flávio Dino apontou indícios de que o ex-deputado teria influenciado a destinação de emendas parlamentares mesmo após deixar o mandato; defesa nega irregularidades.

há 8 horas

Amazonas

Mulher morre após perder controle de motocicleta e bater contra poste no interior do Amazonas

Testemunhas afirmaram que a condutora havia saído de uma adega e apresentava sinais de embriaguez; causas do acidente serão investigadas.

há 8 horas

Polícia

Homem é preso após invadir igreja e esfaquear padrasto durante casamento no interior do Amazonas

Idoso de 64 anos foi atingido por golpes de faca enquanto participava de uma cerimônia religiosa em Eirunepé.

há 8 horas

Manaus

Gasolina mais barata no interior chama atenção após alta dos preços em Manaus

Levantamento feito pela equipe do AM Post encontrou diferença de até R$ 0,64 no litro da gasolina entre postos da capital e da rodovia AM-070, enquanto Procon apura reajuste registrado em Manaus.

há 9 horas

Política

Fake news sobre suposta reunião esvaziada de David Almeida na zona rural de Manaus é rebatida

O vereador Eduardo Alfaia afirmou que imagens foram retiradas de contexto e diz que encontro com moradores ocorreu de forma espontânea após visita técnica na BR-174.

há 9 horas