Nos próximos dias o delegado Umberto Ramos, deve deixar a superintendência da Polícia Federal no Amazonas, onde está desde março do ano passado. A informação foi divulgada pelo site BNC.
Segundo informações de bastidores, a mudança faz parte de uma reestruturação mais ampla que deve ocorrer na Polícia Federal, visando renovar a liderança em várias regiões do país.
PUBLICIDADE
Irmão do ex-deputado e agora pré-candidato a prefeito de Manaus Marcelo Ramos (PT), o delegado Umberto Ramos está no comando da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas desde o ano passado.
Humberto foi chefe de gabinete da PF quando o senador Sergio Moro (União Brasil) era ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, Maurício Valeixo era o diretor-geral da PF. Após a saída de Moro do governo, Umberto deixou o cargo e assumiu a Academia Nacional de Polícia.
Umberto Ramos é bacharel em direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, também pela Ufam. Em 2003, foi Delegado de Polícia Federal em Foz do Iguaçu e, em 2004, seguiu com o mesmo cargo, mas no Amazonas. Em 2015, foi superintendente da PF em Goiás. Ele foi Chefe de Gabinete da Polícia Federal, durante a gestão de Sérgio Moro, em 2020.