Em visita à comunidade de Manaquiri (distante 54.04 km de Manaus), na manhã desta terça-feira (10), o presidente Lula (PT) reforçou o compromisso de seu governo com a construção da BR-319, rodovia que conecta Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Durante o discurso, o petista garantiu que as obras serão realizadas “sem causar prejuízo” ao meio ambiente e “com responsabilidade”. A declaração veio em meio a controvérsias envolvendo a obra, que há décadas está em debate, e respondeu a críticas sobre a postura da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em relação ao projeto.
A BR-319 é vista como uma via crucial para a integração do Amazonas e Rondônia com o restante do país. No entanto, seu asfaltamento total, que tem sido defendido pelo Ministério dos Transportes, enfrenta resistência de ambientalistas preocupados com o potencial aumento do desmatamento na região amazônica e os impactos sobre as comunidades indígenas que vivem no entorno. Atualmente, apenas os extremos da rodovia estão pavimentados, o que limita o fluxo de veículos durante o ano, especialmente na estação chuvosa, quando trechos da estrada se tornam intransitáveis.
PUBLICIDADE
Durante o discurso em Manaquiri, Lula saiu em defesa de Marina Silva, rebatendo críticas que a responsabilizam pelo atraso nas obras da BR-319. “É preciso parar com essa história de achar que a companheira Marina não quer construir a BR-319”, afirmou o presidente. As críticas direcionadas à ministra vêm de setores que acusam o Ministério do Meio Ambiente de dificultar o avanço de projetos de infraestrutura na Amazônia.
O presidente, no entanto, enfatizou que a construção da rodovia será realizada de maneira a proteger o meio ambiente. Ele também anunciou que irá convocar uma reunião com ministros, o governador do Amazonas e parlamentares para discutir o andamento da obra. A intenção, segundo Lula, é garantir que as intervenções não resultem em aumento do desmatamento nem em grilagem de terras ao longo da BR-319.
“Vamos ter que garantir que não vamos permitir o desmatamento e a grilagem de terra próximo da rodovia”, declarou o presidente. A preservação da Amazônia e o combate ao desmatamento são compromissos centrais da atual gestão, que busca equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental.
PUBLICIDADE
A BR-319, considerada estratégica para a região Norte, também tem impacto significativo na economia local. A falta de infraestrutura adequada encarece o transporte de mercadorias e limita o acesso de produtos agrícolas, além de prejudicar o escoamento da produção de Rondônia e do Amazonas para outras regiões do Brasil. Ao longo das últimas décadas, o projeto tem sido alvo de intensos debates entre setores que defendem o desenvolvimento econômico da região e aqueles que alertam para os riscos ambientais.