Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nova eleição na Aleam deve acontecer em agosto após decisão do STF

Determinação do ministro Flávio Dino anula regra que manteve Adjuto Afonso na presidência e abre nova disputa pelo comando da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Por Arquipo Goes

13/07/2026 às 10:25

  • O ministro Flávio Dino, do STF, determinou uma nova eleição para a presidência da Aleam, reabrindo a disputa política na Assembleia Legislativa do Amazonas.
  • A votação deve ocorrer apenas após o retorno das sessões ordinárias, previsto para o início de agosto, já que a Aleam está em recesso e não há previsão de sessão extraordinária.
  • O STF suspendeu a regra que permitia ao deputado Adjuto Afonso permanecer definitivamente no cargo após a saída de Roberto Cidade, apontando irregularidade por “emenda jabuti” no Regimento Interno.
  • Com a suspensão, passa a valer por analogia o procedimento da Câmara: nova eleição em até cinco sessões, e a Aleam deve regulamentar definitivamente o tema na próxima legislatura (ADI 7.984).

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

resultado do concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – A decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando uma nova eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reacendeu as articulações políticas entre os deputados estaduais e abriu uma nova disputa pelo comando da Casa.

A medida suspende a regra que permitiu ao deputado Adjuto Afonso permanecer definitivamente na presidência após a saída de Roberto Cidade, que assumiu o Governo do Amazonas.

PUBLICIDADE

Leia também: Fake news sobre suposta reunião esvaziada de David Almeida na zona rural de Manaus é rebatida

Eleição deve ocorrer em agosto

Embora o STF tenha determinado que a eleição seja realizada em até cinco sessões legislativas, a votação não acontecerá de imediato. Isso porque a Aleam está em recesso parlamentar e as sessões ordinárias serão retomadas apenas no início de agosto.

Com isso, a contagem do prazo começará somente após o retorno das atividades legislativas, período em que as negociações entre os parlamentares devem se intensificar.

Até o momento, não há previsão de convocação de sessão extraordinária para antecipar a escolha do novo presidente.

STF apontou irregularidade na mudança do regimento

Na decisão, Flávio Dino suspendeu os efeitos da resolução que alterou o Regimento Interno da Aleam para permitir que o vice-presidente assumisse definitivamente o comando da Casa em caso de vacância.

PUBLICIDADE

Segundo o ministro, a mudança foi incluída por meio de uma emenda sem relação com o projeto original, prática conhecida como “emenda jabuti”, considerada incompatível com o devido processo legislativo.

O magistrado também destacou que a alteração foi aprovada após a vacância da presidência, produzindo efeitos imediatos sobre uma situação já existente, o que indica possível caráter casuístico.

Nova escolha seguirá regra aplicada à Câmara

Com a suspensão da norma estadual, o STF determinou que seja aplicado, por analogia, o procedimento previsto no Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

Pela regra federal, quando a vacância da presidência ocorre antes de 30 de novembro do segundo ano da Mesa Diretora, uma nova eleição deve ser realizada em até cinco sessões legislativas.

Além disso, a decisão estabelece que a Aleam regulamente, na próxima legislatura, um procedimento definitivo para disciplinar futuras vacâncias na presidência da Casa, respeitando os princípios constitucionais e o devido processo legislativo.

A medida foi tomada no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.984, proposta pelo partido Solidariedade, e já produz efeitos imediatos, embora ainda dependa de referendo do plenário do STF.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Carta de Bolsonaro publicada nas redes pode levar à revisão da prisão domiciliar

Mensagem divulgada por Flávio Bolsonaro levanta debate sobre possível descumprimento das medidas impostas pelo STF; pedido de revogação já foi apresentado ao ministro Alexandre de Moraes.

há 3 minutos

Brasil

Esposa quebra carro a marretadas e expõe calcinhas de suposta amante em via pública

Imagens mostram uma mulher quebrando um veículo com marretadas e exibindo peças íntimas que, segundo relatos nas redes sociais, seriam da suposta amante do marido.

há 11 minutos

Brasil

Prefeito suspeito de matar servidor a tiros por causa de terreno morre após problemas de saúde

Político estava internado na UTI em estado grave após sofrer complicações cardíacas; ele cumpria prisão preventiva por acusação de homicídio.

há 28 minutos

Amazonas

STJ suspende liminar e libera retomada das obras da Ponte do Abial, em Tefé

A Ponte do Abial é considerada estratégica para mais de 15 mil moradores de Tefé.

há 44 minutos

Amazonas

Polícia apreende arma de airsoft que disparava calibre .380 e encontra crianças em condições desumanas em Fonte Boa

Grupo suspeito de pirataria foi preso no interior do Amazonas. Entre os materiais apreendidos estavam armas de airsoft modificadas para disparar munição calibre .380 e outro armamento.

há 51 minutos