Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nova lei aumenta penas para maus-tratos e abandono de idosos no Brasil

Com mais de 15 mil casos registrados no Amazonas em 2024, nova lei federal amplia penas para proteger idosos.

Por Beatriz Silveira

17/07/2025 às 21:53 - Atualizado em 05/08/2025 às 01:06

Notícias do Amazonas – Diante do crescimento preocupante da violência contra idosos no Amazonas, uma nova legislação federal promete fortalecer a luta contra esses crimes. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 15.163/25, que aumenta consideravelmente as penas para casos de abandono e maus-tratos contra pessoas idosas e com deficiência.

PUBLICIDADE

A medida chega em um momento crítico: somente em 2024, o estado do Amazonas contabilizou 15.288 ocorrências envolvendo violência contra idosos. Em Manaus, epicentro da crise, foram mais de 1.200 registros. Em 2025, entre janeiro e abril, o número de denúncias já ultrapassa 5.394 — o que representa mais de 35% do total do ano anterior. A capital amazonense concentra cerca de 78% desses casos.

Com a nova legislação, quem abandonar uma pessoa idosa ou com deficiência poderá ser punido com 2 a 5 anos de prisão, além de multa. Se houver lesão corporal grave, a pena sobe para 3 a 7 anos. Em caso de morte, o agressor pode pegar até 14 anos de reclusão. A sanção foi integral, sem vetos presidenciais.

Leia também: Vídeo: Veja o momento em que pistoleiros invadem casa e executam idoso no bairro Flores, Manaus

Anteriormente, a legislação previa pena de apenas 6 meses a 3 anos de prisão. O projeto que deu origem à nova lei é de autoria do deputado Helio Lopes (PL-RJ) e foi aprovado com alterações no Senado.

A lei também endurece as punições para maus-tratos, que agora seguem a mesma base de penalidades do abandono. O texto define como maus-tratos qualquer ação ou omissão que coloque em risco a vida ou saúde da vítima, especialmente em ambientes de guarda, educação ou tratamento.

Segundo a SSP-AM, as denúncias ocorrem principalmente em áreas urbanas. A pasta reforça o uso do Disque 100 e promete intensificar ações de prevenção nos bairros mais afetados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Lancha da SEMED de Santarém naufraga com 13 pessoas; veja

Embarcação da Secretaria Municipal de Educação de Santarém afundou próximo à comunidade Ponta Grande.

há 7 minutos

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade reforça compromisso com proteção de crianças e adolescentes durante seminário sobre os 36 anos do ECA em Manaus

Thaisa destacou ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da rede de proteção durante evento realizado na Assembleia Legislativa.

há 37 minutos

Brasil

Trabalho escravo: idoso que dormia no meio de porcos e bois é resgatado em fazenda

Homem vivia isolado em propriedade localizada na Estação Ecológica Terra do Meio, em Altamira, sem acesso adequado à alimentação, água potável e moradia digna.

há 50 minutos

Amazonas

MP-AM cobra multa e responsabilização do prefeito por atraso em reforma de escola em Apuí

MP- afirma que prefeitura descumpriu decisão judicial e pede medidas mais rígidas para garantir a segurança de alunos e professores.

há 53 minutos

Manaus

Caso Djidja: Cleusimar, Ademar e mais cinco réus são condenados em nova sentença em Manaus

Sentença inclui penas por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

há 1 hora