Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Novos policiais civis tomam posse e Wilson Lima ressalta reforço na segurança, principalmente, no interior do Amazonas

Concurso público foi realizado, em abril de 2022, com o objetivo de fortalecer o programa Amazonas Mais Seguro e reforçar o efetivo da Polícia Civil.

Por Hugo Guimarães

11/12/2023 às 17:38

Foto: Antonio Lima/Diego Peres/Secom

Notícias do Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou que o ingresso de 163 policiais civis vai reforçar os serviços da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), especialmente no interior do estado. Os novos servidores tomaram posse nesta segunda-feira (11/12), na Delegacia Geral (DG), no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

O concurso público foi realizado, em abril de 2022, com o objetivo de fortalecer o programa Amazonas Mais Seguro e reforçar o efetivo da Polícia Civil. Pela manhã, foram empossados 34 delegados, 34 escrivães e 12 peritos (legista, criminal e odontolegista). À tarde, foram empossados 83 investigadores.

PUBLICIDADE

Durante visita ao Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amazonas (Iesp), onde estão sendo realizados os cursos de formação dos aprovados nos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira, Wilson Lima destacou que, em relação à Polícia Civil, a convocação de novos servidores vai permitir ao Estado expandir o atendimento à população.

“Todas essas ações fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, tanto de investimento em pessoal quanto de investimento em equipamentos”, disse o governador.

O programa Amazonas Mais Seguro foi lançado por Wilson Lima em julho de 2021 e contempla um conjunto de ações, como a integração dos órgãos para levar mais segurança para a população, além da melhoria da produtividade e redução dos índices criminais.

“O governador Wilson Lima está cumprindo a sua palavra e fazendo a nomeação. Todos os que estão sendo nomeados hoje na Polícia Civil irão para o interior do estado para auxiliar na segurança pública e levar mais segurança para nossos irmãos no interior do Amazonas, de maneira que possamos cada vez mais construir uma segurança pública de qualidade”, disse o secretário de Segurança-Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida.

O delegado-geral da PC, Bruno Fraga, enfatizou que o novo efetivo vai trazer mais qualidade para o trabalho da Polícia Civil. “Vamos ter uma perícia reforçada, que é muito importante para dar robustez aos nossos inquéritos. Então isso é uma melhoria significativa para a segurança pública do estado do Amazonas”.

PUBLICIDADE

Ao longo da semana passada, os aprovados para os cargos de delegado, investigador, escrivão e perito realizaram a entrega da documentação e exames médicos necessários para nomeação na sede da PC-AM.

A primeira colocada no cargo de Perito Criminal na área de biologia, Lorena Almeida, destacou que se inicia uma nova etapa em sua vida. “Sempre foi um sonho na minha vida desde a minha graduação. É como se estivesse encerrando um ciclo de estudos e preparação, e iniciando um ciclo novo para contribuir com a Polícia Civil”.

Ao tomar posse para o cargo de Perito na área de engenharia mecânica, Ramon Vila Nova disse que concretizou um sonho em sua carreira. “Foi um momento de muita dedicação e estudos, e estar aqui nessa posse é realmente um sonho, entrar na corporação da Polícia Civil do Amazonas”, ressaltou.

Investimento

No dia 6 de novembro, o Governo do Amazonas realizou o chamamento de 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. O reforço de pessoal representa um investimento do Estado de R$ 12 milhões por mês. O Governo divulgou a nomeação, no dia 18 de novembro, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os aprovados prestaram concurso, em 2022, ainda no primeiro mandato do governador Wilson Lima, 11 anos após último certame para as forças de segurança realizado pelo Estado.

Do total, foram chamados 1.121 aprovados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); 253 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); 170 da Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 108 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); e 12 do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à SSP/AM.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Deolane Bezerra divulga carta escrita na prisão e diz que provará inocência

Influenciadora está presa preventivamente em investigação sobre suposto esquema de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

há 3 horas

Brasil

TRE-AM inicia treinamento de mesários para as Eleições 2026 nesta segunda-feira (3)

Capacitações começam pelo Centro de Convenções Vasco Vasques e seguem até setembro.

há 3 horas

Brasil

Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (31)

Consulta pode ser feita pelo site e aplicativo da Receita Federal.

há 3 horas

Brasil

RN: 11 presos fogem de presídio após abrir túnel por vaso sanitário

Detentos escaparam por um túnel escavado sob a cela e escalaram o muro da unidade prisional.

há 3 horas

Eleições 2026

Chico Preto ganha força para ser vice de Maria do Carmo após mudanças nos bastidores do PL-AM

Ex-deputado estadual passou a figurar entre os principais cotados para compor a chapa ao Governo do Amazonas.

há 3 horas