Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

OAB Amazonas entrega lista sêxtupla do Quinto Constitucional ao TJAM

Processo entra para a história com primeira lista formada por paridade de gênero no Amazonas.

Por Marcia Jornalist

25/05/2026 às 13:56 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:26

Entregas da lista sêxtupla do Quinto Constitucional pela OAB Amazonas ao TJAM

(Foto: divulgação)

Resumo

OAB Amazonas entregou ao TJAM a lista sêxtupla do Quinto Constitucional com nomes de advogados e advogadas que disputam vaga de desembargador no tribunal.

PUBLICIDADE

Notícias do Amazonas – A Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM) entregou oficialmente ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) a lista sêxtupla do Quinto Constitucional com os nomes dos advogados e advogadas que disputarão a vaga destinada à advocacia no cargo de desembargador(a).

O documento foi entregue pelo presidente da OAB Amazonas, Jean Cleuter, ao presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes. A etapa formaliza o avanço do processo previsto no artigo 94 da Constituição Federal.

A consulta mobilizou a advocacia amazonense e contou com a participação de 3.885 advogados aptos ao voto, segundo a entidade.

O processo também marcou um momento inédito na história da seccional amazonense: pela primeira vez, a lista sêxtupla foi formada com paridade de gênero, reunindo três advogadas e três advogados.

PUBLICIDADE

Jean Cleuter destaca avanço institucional

O presidente da OAB Amazonas afirmou que a formação da lista representa um avanço importante para a representatividade dentro da advocacia.

“A advocacia amazonense participou ativamente de um momento histórico para a nossa classe. A paridade consolida um avanço institucional importante e amplia a participação de mulheres e homens na construção desse processo democrático”, declarou Jean Cleuter.

A lista é composta pelos nomes de Giselle Falcone, Marco Choy, Carlos Alberto, Aniello Aufiero, Grace Benayon e Carmem Romero.

Com o recebimento da lista sêxtupla, caberá agora aos desembargadores do TJAM a escolha da lista tríplice. Posteriormente, os nomes serão encaminhados ao governador do Amazonas, Roberto Cidade, responsável pela nomeação do novo desembargador ou desembargadora oriundo da advocacia.

A OAB Amazonas destacou ainda que a condução da consulta reforçou a participação da classe e fortaleceu a representatividade no processo eleitoral interno da instituição.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

‘Meu Deus, quem me mandou um corpo?’: vereadora recebe cachorro morto dentro de caixa

Deza Guerriero acreditava ter recebido um presente na Câmara de Novo Hamburgo, mas encontrou o corpo de um animal e denunciou o caso à polícia.

há 5 horas

Brasil

Prouni 2026 abre inscrições para mais de 471 mil bolsas; veja prazo e quem pode participar

Candidatos têm até sexta-feira (10) para concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

há 5 horas

Política

Guerra política entre Mayra Dias e Brena Dianná esquenta às vésperas das eleições após decisão do TCE-AM

Decisão do TCE-AM adiciona um novo capítulo à disputa entre as duas deputadas, que travam uma acirrada batalha pelo eleitorado de Parintins.

há 6 horas

Polícia

Justiça manda soltar investigador preso pela PF em caso de 77 kg de ouro ilegal no Amazonas

Luciano Granjeiro era apontado como “piloto” de viatura usada para transportar ouro durante assalto.

há 6 horas

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 6 horas