A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Observatório do Clima aciona Justiça para barrar obras na BR-319 no Amazonas

Ação contesta classificação de obra como “reforma” para evitar licenciamento.

Por Jonas Souza

25/04/2026 às 16:56 - Atualizado em 27/04/2026 às 11:09

Resumo 

O Observatório do Clima entrou na Justiça Federal para pedir a anulação de editais do Dnit que preveem obras na BR-319, no Amazonas. A entidade questiona a dispensa de licenciamento ambiental e aponta riscos de impactos na região.

Notícias do Amazonas  – O Observatório do Clima ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal do Amazonas solicitando a anulação de editais lançados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para obras na BR-319.

A medida, apresentada na sexta-feira (24), inclui um pedido de liminar para suspender imediatamente qualquer avanço nas intervenções até que o processo de licenciamento ambiental seja concluído.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Leia mais: Carlos Bolsonaro critica “oportunistas” após embate com Nikolas Ferreira

Questionamento sobre licenciamento

No centro da disputa está a forma como o projeto foi classificado. Segundo a entidade, o governo teria enquadrado as obras como “reforma” ou melhoria de infraestrutura já existente, o que permitiria dispensar etapas do licenciamento ambiental.

A ação argumenta que essa interpretação contraria princípios do Direito Ambiental e pode abrir brechas para a execução de obras com impactos significativos sem análise adequada.

Trecho considerado sensível

Os editais contestados preveem a pavimentação de 339,4 quilômetros no chamado “trecho do meio” da BR-319, entre os km 250,7 e 590,1 — uma das áreas mais preservadas da Amazônia.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, empreendimentos nessa região são classificados como de alto impacto ambiental, exigindo estudos detalhados, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes afirmou que os editais seguem integralmente a legislação vigente, incluindo a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O órgão destacou que atua com base na legalidade e na segurança jurídica, sustentando que os procedimentos adotados estão de acordo com as normas aplicáveis às obras rodoviárias federais.

Risco ambiental e críticas

Para o Observatório do Clima, a pavimentação da BR-319 pode provocar aumento do desmatamento e outros impactos irreversíveis na região. A entidade defende que a Constituição exige licenciamento completo para projetos com potencial de grande impacto.

Especialistas ligados à organização reforçam que a ausência de estudos aprofundados compromete a avaliação dos efeitos ambientais da obra.

Licitações e próximos passos

Os pregões para contratação das empresas estão previstos para os dias 29 e 30 de abril. A proximidade das datas é apontada na ação como indicativo de pressa para execução do projeto.

Caso a Justiça conceda a liminar, os processos licitatórios devem ser suspensos até o julgamento definitivo.

Os editais fazem parte de um pacote que prevê investimento de R$ 678 milhões para pavimentação de 339 km da rodovia, além da construção de uma ponte sobre o rio Igapó-Açu, orçada em R$ 44,1 milhões.

A BR-319 é considerada estratégica por ser a única ligação terrestre entre o Amazonas e outras regiões do país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Política

“Arregou”: Salazar não aparece em debate ao vivo e vira alvo de Claudeni

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 27 minutos

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 54 minutos

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 56 minutos

Polícia

PC-AM busca adolescente desaparecida no bairro Morro da Liberdade, em Manaus

Júlia Letícia Reis da Cruz, de 13 anos, foi vista pela última vez na zona sul da capital amazonense.

há 1 hora

Polícia

Suspeitos roubam moto, são rastreados por GPS e acabam agredidos em Manaus

Proprietário utilizou sistema de rastreamento para localizar o veículo.

há 2 horas