- Foto: Reprodução
Notícias do Amazonas – O senador Omar Aziz (PSD-AM) fez duras críticas à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), por sua posição contrária à exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Em discurso inflamado, Aziz afirmou que é inviável dialogar com ambientalistas que, segundo ele, adotam uma postura fundamentalista e ignoram as necessidades econômicas da população da região.
Segundo o parlamentar, é necessário debater o desenvolvimento sustentável do Brasil de forma mais equilibrada, levando em consideração os interesses da população local e do agronegócio. No entanto, Aziz argumentou que grupos ambientalistas se recusam a discutir o tema de maneira realista. “Infelizmente, existem fundamentalistas ambientais que não querem discutir a realidade do Brasil”, declarou o senador.
PUBLICIDADE
A exploração de petróleo na Foz do Amazonas tem sido um tema polêmico e alvo de disputas entre diferentes setores do governo e da sociedade. Enquanto Marina Silva mantém sua posição de preservação ambiental e alerta sobre os riscos da atividade petrolífera na região, parlamentares como Omar Aziz defendem a exploração como uma forma de alavancar o desenvolvimento econômico do Norte do país.
Omar diz que Marina Silva é contra exploração de petróleo na Foz do Amazonas porque defende interesses de organizações globais pic.twitter.com/hHWveVP06n
— AM POST (@portalampost) February 8, 2025
PUBLICIDADE
Críticas à atuação da ministra
PUBLICIDADE
Durante seu pronunciamento, Aziz acusou Marina Silva de estar a serviço de interesses internacionais, ao impedir a extração do petróleo brasileiro enquanto outros países, como França e Estados Unidos, exploram recursos naturais na mesma região. “Nós temos aqui na parte do Amazonas, no Amapá, o Estado de Rondônia, na fronteira, franceses e americanos estão tirando o petróleo, mas a Marina não quer tirar o nosso. Quando menor a oferta, mais valorizado o produto. Ela está a serviço sim de organizações globais e defende os seus interesses econômicos”, disparou o senador.
Aziz também relembrou uma declaração polêmica de Marina Silva sobre a pavimentação da rodovia BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Segundo ele, a ministra teria insinuado que a população local só deseja a rodovia para passear.
PUBLICIDADE
“E o outro dia eu vi a ministra (Marina Silva) dizendo: ‘mas que lá, pra que que eles querem? Pra passear?’ É pra passear também, todos nós temos o direito de pegar a estrada, é ministra. Nós temos o direito de pegar a família e colocar num carro e ir pro Nordeste, pro Sudeste, pro Sul, porque esse é um direito que nós brasileiros queremos ter, se for pra passear, é pra passear. Não sabia?! Mas também é para que a gente não sofra como nós sofremos na pandemia, que não chegava oxigênio aqui porque a estrada não estava funcionando. É para que a gente não sofra com a seca quando nós temos problemas de transporte. É para isso também”, disparou o senador amazonense durante coletiva de imprensa.