Operação ambiental desmonta ocupação irregular e barra desmatamento ilegal na AM-010, em Itacoatiara
A apuração das possíveis irregularidades ficou sob responsabilidade das forças de segurança que participaram da operação.
- Foto: Divulgação
Resumo
Uma operação integrada desmobilizou uma ocupação irregular com cerca de 100 pessoas e embargou área com desmatamento ilegal em Itacoatiara. A ação identificou derrubada de árvores, incluindo castanheiras, e possíveis crimes ambientais.
Notícias do Amazonas – A primeira etapa da Operação Região Metropolitana 2026 resultou, na quarta-feira (25/02), na desmobilização de uma ocupação irregular e no embargo de uma área com desmatamento ilegal em Itacoatiara, município localizado a 176 quilômetros de Manaus.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia mais: Amazonas supera 1 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional emitidas
A ação contou com a atuação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, em apoio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e às forças de segurança estaduais, reforçando o combate a infrações ambientais na região.
Fiscalização atendeu solicitação da prefeitura
A operação foi realizada em resposta ao Ofício nº 104/2026, expedido pela Prefeitura de Itacoatiara, com foco na repressão a práticas como desmatamento ilegal, intervenções em Área de Preservação Permanente (APP), danos a cursos d’água e prejuízos à fauna.
Durante a ação, fiscais também identificaram indícios de crimes ambientais. A apuração das possíveis irregularidades ficou sob responsabilidade das forças de segurança que participaram da operação.
Área ocupada fica próxima à UFAM
A área fiscalizada está localizada parcialmente no campus da Universidade Federal do Amazonas, às margens da rodovia AM-010, no quilômetro 262. No local, havia cerca de 100 pessoas ocupando irregularmente o terreno.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a atuação conjunta dos órgãos é essencial para garantir a proteção do patrimônio ambiental e o cumprimento da legislação, principalmente em áreas públicas sob pressão de ocupações.
Desmatamento de quatro hectares foi identificado
Durante a vistoria, as equipes constataram o desmatamento ilegal de aproximadamente quatro hectares, incluindo intervenção em APP de curso d’água.
Também foram verificadas:
Derrubada de castanheiras e árvores de grande porte
Marcação irregular de lotes
Ausência de qualquer licença ambiental válida
Diante das irregularidades, toda a ocupação foi desmobilizada e a área acabou embargada pelo Ipaam.
Líderes foram levados à delegacia
Alguns dos responsáveis identificados durante a operação foram conduzidos por agentes da Polícia Civil do Amazonas à delegacia do município para a adoção das medidas legais cabíveis.
A ação também contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), reforçando a atuação integrada no combate a crimes ambientais e na proteção de áreas públicas no interior do estado.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






